IMG_7656

Em entrevista o bispo da diocese de Umuarama (PR), dom João Mamede (foto) fala sobre a Assembleia (para ouvir clique aqui)

“A história da Igreja no Brasil ainda haverá de ser escrita com o olhar da vida consagrada”, disse o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, durante a missa dedicada ao Ano da Vida Consagrada, neste sábado, 18 de abril. Após recordar as diversas expressões de consagração, dom Jaime, que é também referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Vida Consagrada, ressaltou que os consagrados têm deixado marcas profundas no processo evangelizador nas terras de Santa Cruz por meio da fidelidade, ousadia, profecia e esperança. Disse que os consagrados são peritos em comunhão e estão sempre em saída, em direção às periferias existenciais.

A missa dedicada ao Ano da Vida Consagrada faz parte da programação da 53 Assembleia Geral da CNBB e contou com a presença de consagrados de diversas expressões, foi concelebrada dom João Carlos Seneme, bispo da diocese de Toledo (PR), e pelo bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Rubens Sevilha. Participaram da procissão de entrada os bispos referenciais para os religiosos nos regionais.

Convocado pelo papa Francisco, o Ano da Vida Consagrada iniciou em 30 de novembro de 2014 e prosseguirá até 2 de fevereiro de 2016.

Na primeira sessão de trabalho haverá os informes econômicos e prestações de contas da CNBB. Também está prevista a exposição das atividades de preparação para o Jubileu dos 300 anos do Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, apresentação do projeto “300 anos de Bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão”, articulado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

A primeira ação do projeto “Rota 300” acontecerá neste dia 18 de abril, às 23h, com a Vigília dos Jovens, no Santuário Nacional. No domingo, 19, às 11h, haverá procissão da juventude com os bispos que participam da 53ª Assembleia Geral, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.  Logo após, às 11h30, ocorrerá a missa de envio dos jovens e de encerramento do retiro espiritual dos bispos.

O retiro, conduzido pelo arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, começará na tarde deste sábado e prosseguirá até a manhã de domingo.

Jorge Teles com CNBB

FOTOS DA ASSEMBLEIA

MAIS NOTICIAS DA ASSEMBLEIA

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts