4No último dia 21 de agosto aconteceu na cidade de Tomazina a 30ª  Romaria da Terra do Paraná que celebrou também os 90 anos da Diocese de Jacarezinho PR.

O tema Cuidar da Terra é  Nossa Responsabilidade, promoveu uma reflexão sobre a  Encíclica “Laudato  Si”  e   a  necessidade de conversão e mudança de atitude  na relação dos povos entre si e com a natureza, renovando a esperança de promover a justiça e defender a vida na alegre construção de dias melhores.

A celebração lembrou a colonização do Norte do Paraná, a disposição dos imigrantes em trabalhar essas terras   produzindo fartura, mas também as dores e as chagas   do desrespeito aos povos originários, da poluição das aguas, da perda da biodiversidade, da ausência das matas ciliares, da grande produção e descarte incorreto do lixo, da desigualdade e degradação social.

6A Romaria da Terra impulsiona a esse renascimento, na acolhida, na partilha, na alegria e na construção da paz que é fruto da justiça.

O Regional Sul 2, sede do 14 Intereclesial das CEBs, reafirma    o compromisso de não se calar diante das injustiças, lutando   pela preservação da vida, sarando essas chagas pela resistência, unidade e cuidado. A Romaria da Terra, na acolhida, na partilha, na alegria e na construção da paz.

Por: Leoni Alves Garcia. –  Comunicação do Intereclesial e Pascom Arquidiocese de Londrina.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts