Cordenadoras de catequeseO 12º Encontro de Catequese com Surdos do Paraná, aconteceu nos dias 02 a 04 de maio em Campo Mourão. Estiveram presentes 52 pessoas de 13 Dioceses do Paraná: Arquidioceses de Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, e dioceses de São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Cornélio Procópio, Apucarana, Foz do Iguaçu, Palmas e Francisco Beltrão, Umuarama, Campo Mourão.

O Encontro teve a assessoria da coordenadora regional Sul 2 de catequese Regina Helena Mantovani que palestrou sobre a Catequese com surdos em desenvolvimento e o conteúdo catequético do “Crescer em Comunhão”. Iniciou citando a Declaração dos Direitos Humanos: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.”

Neste sentido, a Igreja Católica quer  desenvolver uma catequese com surdos favorecendo o desenvolvimento da consciência de fé, de maneira que a partir de Cristo, os surdos sejam transformados. Continua Mantovani: A catequese deve ser um elemento transformador, e de modo especial para o surdo, mais do que para qualquer outra pessoa ouvinte. Se admitir seu universo, a catequese se torna mais  eficiente. O catequista que apresenta Jesus ao catequizando surdo no encontro de intimidade com Jesus, o surdo sente-se curado do isolamento, e sente vontade de conhecer Deus, e inserido na comunidade de cristãos sente uma explosão de alegria e anuncia Jesus para os outros surdos. Termina motivando que “pela graça do Espírito Santo, empenhemo-nos para sermos instrumentos de Deus em um verdadeiro processo de iniciação cristã!

Vanderleia Castoldi, coordenadora Regional sul 2 de catequese com surdos juntamente com sua vice coordenadora, Ir. Maria Aparecida de Siqueira,  assessoraram a metodologia de catequese com surdos.

Os catequistas se dividiram em grupos e apresentaram sugestões de metodologia como teatros, dinâmicas e brincadeiras que estimulam os surdos na sua compreensão dos conteúdos catequéticos de forma atraente, dentro da sua própria cultura.

Rafael Cunha e Eduardo Medga assessoram o exercício dos sinais bíblicos em LIBRAS.O encontro foi finalizado com um testemunho sobre a experiência de Deus feito por Clovis Medeiros.

O próxino encontro, 13º Encontro de catequese com surdos será nos dias 27 de Fevereiro a 01 de Março de 2015, em Ponta Grossa (PR).

  

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts