Na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro, teve início, no Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, em Foz do Iguaçu, o encontro “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: um olhar sobre o cuidado com as famílias”.
Cerca de 120 pessoas participam do evento: arcebispos e bispos das dioceses do Paraná, padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora e lideranças da Pastoral Familiar e de outras áreas que atuam no cuidado com as famílias.
Contexto e motivação
O encontro foi motivado após a suspensão da 45ª Assembleia do Povo de Deus, que estava prevista para acontecer na mesma data e local. Diante disso, o Conselho Episcopal de Pastoral discerniu sobre a necessidade de aproveitar o momento para aprofundar a reflexão pastoral à luz da Amoris Laetitia, exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco publicada em 2016, que aborda o amor na família e os desafios pastorais do tempo presente.
Oração e acolhida
A programação do encontro começou com um momento de oração e acolhida conduzido pelo bispo de Paranavaí e secretário da CNBB Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki. Em seguida, cada bispo e os representantes de sua diocese se apresentaram. O encontro conta também com a participação do presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, que é bispo de Ponta Grossa; do casa coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson Roberto Schila e Solange Inês Gregory Schila, da diocese de Dourados (MS); e do casal coordenador Regional da Pastoral Familiar, Cloves e Milene Angeleli, da Diocese de Toledo.
Nesse contexto de acolhida, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, também dirigiu uma palavra aos participantes. O arcebispo acolheu a todos, agradeceu pela recepção da proposta dos bispos e recordou as motivações para o encontro, após o falecimento do Papa Francisco.
“Os bispos concordaram, de maneira especial, de convidar a Pastoral Familiar para, junto conosco, os padres da ação evangelizadora, realizarmos uma boa reflexão que nos impulsione a ir adiante. Dessa forma, vamos continuar vivendo a novidade que a Amoris Laetitia nos trouxe”, disse o arcebispo.
Expectativa dos participantes
Antes de iniciar o encontro, alguns participantes manifestaram suas expectativas.
Cloves Luiz Angeleli destacou a relevância do tema para a Igreja no Paraná:
“Estamos nos preparando para, no próximo ano, celebrar os dez anos da Amoris Laetitia. Fomos surpreendidos positivamente pela decisão da CNBB Sul 2 em eleger esse tema, já que não houve a Assembleia do Povo de Deus. Para nós, é uma grande alegria poder compartilhar esse assunto com todas as pastorais e com toda a Igreja do Paraná e, de fato, com a Igreja no mundo inteiro, refletindo sobre a Amoris Laetitia. Acreditamos que, a partir dessa reflexão, o próximo passo será valorizar ainda mais o trabalho com as famílias.”
Douglas Pereira de Moraes, coordenador da Pastoral Familiar na diocese de Guarapuava, também enfatizou a importância do encontro:
“Considero muito importante essa troca de experiências, a convivência entre leigos e clero para estudar e planejar juntos um tema tão atual quanto a Amoris Laetitia. Sem dúvida, levaremos esse aprendizado para as nossas pastorais, sempre com o objetivo maior da evangelização.”
Para Célia Batista, da Pastoral Familiar da diocese de Cornélio Procópio, o encontro é uma oportunidade de crescimento:
“É maravilhoso pensar que bispos, padres e casais de todo o Paraná estão reunidos aqui para estudar e vivenciar aquilo que a Amoris Laetitia nos apresenta.”
Estudo e programação

A tarde seguiu com a primeira exposição sobre o tema central do encontro, ministrada pelo professor doutor Diogo Pessoto, leigo da diocese de São José dos Pinhais, com o tema “A perspectiva antropológica segundo a Amoris Laetitia”.
As atividades desta sexta-feira seguem até as 18h, sendo concluídas com a celebração da Eucaristia. A programação continua no sábado e domingo, com momentos de estudo, partilha e propostas pastorais que visam fortalecer o cuidado com as famílias nas dioceses do Paraná.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Jorge Teles – Jornalista da Diocese de Guarapuava