Aconteceu no dia 26 de junho de 2021, de forma on-line, o 2º Seminário da Semana Social Brasileira – PR (SSB) com a temática do trabalho. Participaram representantes de 35 organizações: pastorais e movimentos sociais.
O Seminário teve início com um momento de mística, conduzido por Jardel Neves Lopes e Silvana Tubin, membros da equipe executiva da SSB – PR. Na sequência, o arcebispo de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz, fez a acolhida dos participantes e realizou uma fala motivacional da Semana Social Brasileira, no contexto do trabalho. Após este momento de acolhida, Elisangela Hahn dos Santos, da equipe executiva da SSB – PR, realizou um breve resgaste sobre a SSB, desde a primeira semana, que ocorreu em 1991 e teve a temática do mundo do trabalho, até a atual semana, vivenciada entre os anos de 2020 e 2022.
O primeiro assessor foi Rogério Nunes, que fez a sua colocação a partir da realidade e da contextualização sobre as mudanças no mundo do trabalho, a produção de subjetividade do trabalhador, as conquistas de direito e as ações do Estado. Em seguida, Márcia Lopes realizou uma fala a partir das pessoas sobrantes/descartáveis. Apresentou autores que falam sobre o assunto e citou Virginia Fontes, que trabalha com o termo pessoas descartável em: “A massa dos descartáveis da sociedade”. Citou também Buarque, que usa o termo “apartação social”.
Para completar as falas do seminário, André Langer foi convidado para realizar sua contribuição. Apresentou o tema sobre o trabalho como direito e a Doutrina Social da Igreja – DSI. Começou a sua apresentação recordando que, este ano, os apontamentos da DSI são muito fortes, pois celebraremos os 130 anos da Rerum Novarum. Nos cem anos da Rerum Novarum, no Brasil teve dois acontecimentos importantes: a Semana Social Brasileira e a Campanha da Fraternidade sobre o trabalho. O assessor falou sobre o trabalho como fonte de direito. Primazia do Trabalho em relação ao Capital, mas também como princípio da dignidade humana. A igreja insiste que o trabalho seja uma fonte de direito.
Concluído o momento das assessorias, Elisangela deu abertura ao momento das perguntas. Cada assessor pode fazer as suas considerações finais.
Na conclusão do encontro, Jardel fez os agradecimentos finais, convidou aos que desejarem que continuem no grupo de WhatsApp, criado para o seminário a fim de que possam continuar o diálogo sobre o trabalho; agradeceu também aos assessores, a presença de Dom Geremias, do Pe. Valdecir Badzinski (Secretário Executivo da CNBB Sul 2), dos Padres, Religiosos/as, Seminaristas a da Equipe Executiva das SSB – PR e da Equipe de Coordenação Ampliada da SSB – PR.
O seminário teve a conclusão com uma oração pelos desempregados (as) conduzido por Jardel e pela Elisangela. Pe. Dirceu, da equipe executiva da SSB – PR, convidou a todos para participarem da celebração de abertura do 8º Intereclesial das CEBs do Paraná e no dia 12 de julho da celebração dos Mártires.
(Secretaria da 6ª Semana Social Brasileira – PR)

por