Campina Grande do Sul, a 30 km de Curitiba, sediou dias 3 e 4 de abril, o encontro de Reitores e pessoas que atuam nos Santuários do Paraná. Participaram 35 pessoas, dentre as quais, Dom João Mamede Filho, Bispo da Diocese de Umuarama e referencial para a Pastoral do Turismo no Paraná.

Os Reitores de Santuários do Regional Sul encontram-se duas vezes ao ano, sempre no contexto de algum santuário, para conhecerem a realidade local e também os atrativos turísticos da região, pois os santuários, ao promoverem o Turismo Religioso, alavancam o artesanato e também o comércio local. Desta vez, o grupo foi acolhido pelo padre José Messias Almeida Santos, reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Fez parte da programação uma visita ao Santuário, ainda em construção, mas que desde já irradia a presença de Deus e manifesta o zelo e a dedicação das pessoas que o estão construindo.

Deise, Alessandra e Diác. Paulo Henrique

Tomaram parte no encontro também técnicos da Paraná Turismo, do Senac e Sesc, com os quais a Pastoral do Turismo e a CNBB Regional Sul 2 estabeleceram parcerias. Deise Bezerra e Alessandra Xavier fizeram um relatório das atividades realizadas no biênio 2015/2016, como também discorreram sobre a programação para o biênio 2017/2018. A Paraná Tur, tem mediado junto ao Senac para a realização de cursos, junto aos santuários, para agentes receptivos locais. Até o momento foram realizados cinco cursos, com a presença de cerca 30 participantes cada.

No decorrer do encontro aconteceu um jantar com o prefeito da cidade de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, com o Secretário de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Frederico Bernardi e cerca de 40 empresários e lideranças da Igreja Católica do local para fortalecerem a parceria entre a Igreja e a o Poder Público, referente ao turismo no município.

Os participantes do encontro manifestaram alegria pela caminhada que vem sendo realizada há cinco anos no Regional Sul 2, na Pastoral do Turismo. Dentre os frutos que têm sido abundantes, destaca-se a Rota do Rosário, projeto pioneiro no Paraná, que contempla 12 santuários, que têm tido uma crescente procura pelos peregrinos.

Na conclusão do encontro, Dom João Mamede expressou seu contentamento e entusiasmo pela organização e caminhada que está sendo realizada no Paraná, referente aos santuários.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts