O segundo dia do encontro “Conversa Sinodal e Implicações Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia” foi marcado por intensa programação, com a participação ativa dos bispos do Paraná, dos padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora e dos leigos que atuam nas diversas pastorais e movimentos voltados ao cuidado com as famílias. O grupo com cerca de 120 pessoas está reunido no Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, em Foz do Iguaçu, desde a tarde de sexta-feira, dia 19.
Pela manhã, os participantes concluíram a conferência sobre o tema central do evento: “A perspectiva antropológica segundo a Amoris Laetitia”, abordada pelo prof. Diogo Pessotto. Ao longo da tarde, eles se dedicaram a quatro painéis temáticos conduzidos por bispos do Regional Sul 2, que aprofundaram aspectos práticos e pastorais da exortação apostólica Amoris Laetitia, documento do Papa Francisco que inspira toda a reflexão do encontro.
- Primeiro painel: A misericórdia na Amoris Laetitia – Dom José Antonio Peruzzo
- Segundo painel: A consciência moral na Amoris Laetitia – Dom Reginei José Modolo
- Terceiro painel: As implicações canônicas do capítulo VIII da Amoris Laetitia – Dom Sergio de Deus Borges
- Quarto painel: Proposta pastoral de acompanhamento a casais em nova união – Dom Bruno Elizeu Versari
Presentes no encontro, o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson Roberto Schila e Solange Inês Gregory Schila, da diocese de Dourados (MS); destacou a importância de momentos como esse para renovar o ardor missionário e preparar o caminho para os próximos anos. “Para nós é uma alegria servir a família e hoje de maneira especial viver aqui esse momento importante de reflexão, de partilha, de provocações que nos traz a exortação apostólica Amoris Laetitia nesse cuidado com as famílias”, afirmaram. Eles lembraram que em 2026 a Pastoral Familiar celebrará os 10 anos da Amoris Laetitia e os 45 anos da Familiaris Consortio: “A Igreja do Paraná começa já a dar passos muito próprios e concisos com relação a essa grande festa e a essa grande vivência”. Confira a fala completa no vídeo:
Já o casal coordenador Regional da Pastoral Familiar, Cloves e Milene Angeleli, da Diocese de Toledo (PR), Cloves e Milene Angeleli, ressaltou o valor do encontro para o fortalecimento da missão evangelizadora. “Para nós foi uma grande satisfação poder estar com toda a estrutura da Igreja do Paraná discutindo a conversação sinodal e falando de família, que é tão importante. A realidade da família paranaense está sendo colocada hoje aqui”, compartilharam. Eles reforçaram a dimensão do acolhimento como eixo fundamental do trabalho pastoral: “Temos que ser misericordiosos, acolher sem julgamento, que é o mais importante para nós”. Confira a fala completa no vídeo:
As atividades do dia foram encerradas com a Santa Missa que foi presidida pelo bispo de Apucarana e referencial da Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira; ladeado pelo bispo auxiliar de Curitiba, dom Adenis Roberto de Oliveira; e pelo bispo de Campo Mourão, dom Evandro Luís Braun.
Em sua homilia, dom Carlos destacou a importância e a grandeza da encíclica que motiva o encontro: “É tão belo, na Amoris Laetetia, percebermos a grandeza da união do homem e da mulher, a beleza do matrimônio, apontada pelo Papa Francisco. Um autor itliano disse que Amoris Laetitia é o novo Cântico dos Cânticos, aquele livro do Antigo Testamento que canta o amor esponsal. Sem dúvida é a mais bela e mais plena elaboração pontifícia sobre o amor em família”, afirmou.
O encontro será concluído neste domingo, 21 de setembro, ao meio-dia. Ao longo da manhã, os participantes realizarão a dinâmica da conversa espiritual, na qual em grupos poderão trazer suas ideias e reflexões “à luz do Espírito Santo”, para que seja elaborada uma síntese final do encontro. Essa síntese servirá como indicação pastoral para a caminhada das dioceses do Paraná, no âmbito do cuidado com as famílias.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista CNBB Sul 2







por