Sinalização da Rota do Rosário fortalece o turismo religioso no Paraná
Lançada em 2008, no Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em Jacarezinho (PR), a Rota do Rosário é um dos roteiros de Turismo Religioso mais bem estruturados do Paraná. Seu trajeto forma exatamente um rosário e inclui, além das igrejas católicas, a promoção e integração dos patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos das regiões do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais do Paraná.
Nessa jornada de fé, os romeiros e peregrinos aproveitam para conhecer atrativos da região, aliando o caminho religioso a experiências gastronômicas, culturais, além das belezas naturais e arquitetônicas. Os atrativos que estão no território da Rota do Rosário contam com roteiros de turismo rural, como a Rota do Café e das Mulheres do Café do Norte Pioneiro; patrimônios históricos e culturais, turismo náutico e de aventuras. Parte dos municípios integram a região de Angra Doce, que foi instituída em 2022, como a primeira Área Especial de Interesse Turístico Federal.

Nas palavras do bispo emérito de Jacarezinho e fundador da Rota do Rosário, dom Fernando José Penteado, “a Rota do Rosário é como um grande mosaico, onde cada pessoa pode participar. Ela é ecumênica e não exclui ninguém. Cada um deve contribuir com o seu brilho, o seu modo de participar para enriquecer toda a comunidade. É um caminho de fé a ser percorrido”.
Fazem parte da Rota do Rosário as seguintes cidades e seus santuários: Jacarezinho, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Tomazina, Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal, Bandeirantes e Santo Antônio da Platina. Ao percorrer este Caminho de Fé do Peregrino, conclui-se o grande rosário como ele se delineia por abranger um território de 751 quilômetros, interligando outros municípios. Apenas o Santuário de Piraí do Sul pertence à diocese de Ponta Grossa (PR).

A sinalização turística rodoviária, foi viabilizada por meio de emenda parlamentar federal, direcionada ao deputado federal, Diego Garcia.
As dioceses de Jacarezinho e de Ponta Grossa são gratas aos pioneiros que percorreram, entre fevereiro e setembro de 2020, os trajetos dos 751 km de estradas que constituem a Rota do Rosário, como peregrinação e visita técnica para o reconhecimento do caminho integral da Rota do Rosário. São eles: Ana Paula Gomides, Mariana de Oliveira Schendroski, João Gouveia Cezar, Sandra Nadja Camacho, Diego Gouveia Paz, Wellinton T. Bergamachi e Padre Celso Miqueli. A gratidão se estende às diversas pessoas que, de algum modo, trabalharam e ainda estão trabalhando para que tudo isso possa acontecer. Agradecimento em especial a Rubia Lisboa Martoni, idealizadora do Projeto.
A Rota do Rosário, em conjunto com as comunidades urbanas e rurais, tem o desafio de alinhar várias pessoas do segmento e afins, para o fortalecimento do Caminho Rural do Peregrino, a fim de que sinalização rural aconteça para que todos experimentem esse caminho de Fé.

Ao longo de todo o trajeto, enquanto o peregrino ou atleta se aventura pelos lindos circuitos devocionais, num caminho de paz e transformações, ele deixa rastros de luz porque está em vias de iluminação e transformação. O lema da Rota do Rosário é: De Igreja à Santuário, vou feliz pela Rota do Rosário!
Saiba mais em: www.rotadorosario.org
(Por padre Celso Miqueli – Coordenador da Rota do Rosário de 2008 a 2022)
por