Nos dias 07 a 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a Pastoral do Menor (PAMEN), realizou a 11ª edição da Assembleia Nacional. O ineditismo dessa Assembleia foi o encontro intergeracional entre agentes/educadores, coordenadores, representantes de famílias e adolescentes, com direito a voz e voto. Também estiveram presentes os membros do Conselho, Coordenação Nacional da Pastoral e o bispo de Amparo (SP) e referencial da CNBB, dom Luiz Fechio. O Regional Sul 2 da CNBB foi representado pela vice-coordenadora, Elza M. S. Mariucci; a adolescente, Ana Luiza Soares; e o representante da família, Rafael O. L. Crozatti, todos membros da Arquidiocese de Maringá (PR).

Nesse tempo de escuta, de leitura dos sinais da realidade, com reflexões e deliberações, foram definidas as prioridades para as atividades pastorais do próximo triênio (2024-2026). Das três prioridades elencadas, deliberou-se a continuidade do Projeto Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida (EDC), com formação/capacitação de adolescentes e intervenções em seus territórios; o trabalho com famílias; e a assistência religiosa aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Na Assembleia foram eleitas as coordenações regionais, de região e nacional. Para coordenadora nacional, foi eleita: Marilda dos Santos Lima; para vice-coordenadora, Regina Leão. No Regional Sul 2, para os próximos três anos, foi eleito coordenador: Altair Kratzler; e vice-coordenadora: Elza M. S. Mariucci.

Em todos os dias aconteceram momentos riquíssimos da mística, oração, reflexão sobre a realidade de crianças, adolescentes e suas famílias, bem como a avaliação do trabalho desenvolvido até hoje da PAMEN. A Assembleia Nacional da Pastoral do Menor trouxe aos participantes a fé revigorada no serviço à vida de crianças, adolescentes e suas famílias. Uma profecia coletiva é necessária! Pelo fortalecimento e compromisso da PAMEN em todo o Brasil, uni-vos!
(Por Elza M. S. Mariucci – Vice-coordenadora da PAMEN no Regional Sul 2 da CNBB)
por