A Pastoral do Menor (PAMEN) do Regional Sul 2 da CNBB se fez presente no Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado nessa quarta-feira, 23 de abril, na sede da OAB-PR, em Curitiba. A pastoral foi representada pela irmã Zeli Fernandes da Silva, da diocese de São José dos Pinhais, e pela Célia Maria de Azevedo Santana, assessora da PAMEN.

Com o tema: “Projeto Democracia, Direito: Criança e Adolescentes. Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos no Estado do Paraná”, o objetivo do fórum foi alinhar conceitos e gerar sinergia, contribuindo para o fortalecimento da democracia participativa das organizações da sociedade civil no Estado. O evento também buscou criar mecanismos que possibilitem a articulação intersetorial com a participação ativa de crianças e adolescentes, promovendo a incidência qualificada junto aos Conselhos de Direitos.
Um dos pontos altos do encontro foi a expressiva participação dos adolescentes, que protagonizaram debates ricos e participativos em um ambiente acolhedor, alegre e cheio de vida!
“Participar de momentos como esse, fortalece ainda mais a missão da Pastoral do Menor, reafirmando seu compromisso com a defesa e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Esses espaços são fundamentais para escutar, aprender, trocar experiências e caminhar juntos na construção de políticas públicas mais justas e efetivas”, disse Célia.
A presença ativa da PAMEN no fórum evidencia a importância da atuação em rede, do diálogo constante com os diversos atores sociais e do engajamento em iniciativas que promovam uma cultura de direitos. “Seguimos firmes na caminhada, com fé, coragem e esperança, contribuindo para um mundo onde todas as crianças e adolescentes tenham voz, vez e dignidade”, disse Célia.
Por Célia Maria de Azevedo Santana
Assessora Regional da Pastoral do Menor no Paraná