Os padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora das dioceses do Paraná estão reunidos na cidade de Matinhos (PR), no litoral paranaense, para o seu encontro anual, que teve início na segunda-feira, 10 de março. Na manhã desta terça-feira (11), as atividades do dia começaram com a celebração da Eucaristia, que foi presidida pelo bispo de Paranavaí (PR) e secretário da CNBB Sul 2, dom Mário Spaki; ladeado pelo padre Divo de Conto, da arquidiocese de Cascavel; e pelo padre Marcos André Oliveira, da arquidiocese de Maringá. 

Prof. Dr. Diogo

A preparação para a 45ª Assembleia do Povo de Deus, que acontecerá em setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, foi um dos grandes temas de discussão deste dia. Para colaborar na reflexão os padres receberam o professor Dr. Diogo Pessotto, leigo da diocese de são José dos Pinhais (PR), que será o assessor da Assembleia. Sua presença teve como objetivo contribuir para a organização do evento e promover um diálogo sinodal sobre os preparativos. 

Diogo explicou que o diálogo com os padres foi dividido em três momentos. O primeiro para definir o método; o segundo para dar alguns encaminhamentos práticos, como quem serão os convocados; e o terceiro para decidir como será o processo de escuta prévia nas dioceses.  

“Foi um momento bastante oportuno, muito agradável, cheio de graça nesse tempo que estamos vivendo, também pós-sínodo e já na expectativa das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Portanto, são vários elementos, mas a palavra que fica é fraternidade, comunhão e espírito sinodal”, afirmou o professor. Confira o vídeo com a fala do professor:  

 

A 45ª Assembleia do Povo de Deus terá como objetivo principal elaborar as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora para a Igreja no Paraná, a partir das Diretrizes Gerais da CNBB, que serão aprovadas durante da 62ª Assembleia dos Bispos do Brasil, que acontecerá em Aparecida (SP), nos dias 29 de abril a 9 de maio. 

Para esse importante evento eclesial, os bispos do Paraná já definiram a data, o local e o assessor. Agora, neste encontro, os padres refletem e discutem como deve ser a organização, a metodologia e quem serão os convocados. Os resultados dessa reflexão ainda deverão ser homologados pelo episcopado paranaense.  

Padre André Boffo Mendes, coordenador da ação evangelizadora na diocese de Toledo (PR), explicou que no encontro foi discutido sobre as questões práticas ligadas à Assembleia. “Definimos a metodologia, definimos a equipe de trabalho e definimos também como nós faremos a síntese desse momento, que, entre outras coisas, deve ser um momento de comunhão. Deve representar o rosto da Igreja do nosso estado”, afirmou o padre. Confira o vídeo de sua fala:  

O coordenador da ação evangelizadora na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), padre Vagner Raitz, destacou que a 45ª edição da Assembleia reflete a riqueza histórica, a solidez e a robustez da caminhada evangelizadora da Igreja no Paraná. Ele explicou que, na fase preparatória, será realizada uma ampla escuta das dioceses sobre a trajetória dos últimos anos, com o objetivo de aproximar as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB à realidade das comunidades. “Queremos estar reunidos para recepcionar as novas Diretrizes da Igreja no Brasil e iluminar a caminhada da realidade de cada diocese do Paraná”, disse ele. Confira o vídeo da sua fala:  

Quanto à escolha das lideranças que irão participar da Assembleia, o coordenador da ação evangelizadora na arquidiocese de Londrina (PR), padre Alexandre Alves dos Anjos, ressaltou que os padres pensaram em convocar as que possam ajudar a refletir e a jogar no chão da realidade do Paraná as novas Diretrizes vindas da CNBB. “Pensamos em convocar as lideranças que estão trabalhando diretamente com os objetivos da ação evangelizadora que serão apontados nas novas Diretrizes. Vai ser um trabalho intenso de olhar os conselhos diocesanos de pastoral, os conselhos de pastoral paroquial, que são o chão onde essas diretrizes precisam cair e frutificar”, justificou ele. Confira o vídeo da sua fala:  

 

Outros assuntos em pauta 

Ao longo de todo o dia, os padres dedicaram-se também a diversos outros temas, como: o Jubileu 2025; os encaminhamentos a partir do Ano Vocacional; a Iniciação à Vida Cristã; a Pastoral da Criança; a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, conhecida como COP 30, que acontecerá em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro; e a Pré-COP30 Sul, que acontecerá de 17 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC). 

No último momento do dia, os padres realizaram um momento de partilha sobre as iniciativas de destaque das dioceses e principais desafios enquanto ação evangelizadora. Eles concluíram o dia com um momento de oração. O encontro será concluído amanhã, 12 de março, com um jantar na sede nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR), onde eles realizarão uma visita pastoral.  

O Encontro Regional dos padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora é uma reunião anual, promovida pela CNBB Regional Sul 2, que reúne os padres responsáveis pela coordenação pastoral das 18 arqui/dioceses do estado, além da metropolia e eparquia ucranianas, com o objetivo de promover a partilha de experiências, fortalecer a comunhão e aprimorar a gestão pastoral em suas respectivas dioceses.

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts