Representantes da Pastoral do Migrante de 12 Arqui/Dioceses do Paraná reuniram-se entre os dias 4 a 6 de outubro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Pe. Santo Pelizzer, em Cascavel (PR), para o segundo encontro anual. O encontro proporcionou momentos formativos sobre a realidade migratória, de partilha das ações realizadas nas Arqui/Dioceses, de convivência, troca de saberes, espiritualidade e também encaminhamentos práticos. Participaram sacerdote, religiosas, diácono, leigos e leigas.

No sábado pela manhã (5), Marcia Ponce e Elizete Sant’Anna de Oliveira, da equipe de coordenação regional, conduziram a dinâmica de apresentação dos participantes e o momento de espiritualidade. Em seguida, os assessores: Roberto Saraiva, da coordenação nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e Jardel Lopes, da coordenação nacional da Pastoral Operária e coordenação regional das Pastorais sociais, apresentaram uma análise da conjuntura nacional e internacional nos aspectos sociais, econômicos, culturais e eclesiais. Trabalharam também as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2019-2023), dando destaque aos pilares da caridade e da ação missionária.
Em sua assessoria, Roberto apresentou a caminhada dos 35 anos do Serviço Pastoral dos Migrantes; o trabalho da Formação, Incidência e Articulação (FIA) com sua presença junto aos migrantes; os projetos que estão sendo desenvolvidos, a importância do trabalho enquanto Rede e Pastoral de conjunto; o fortalecimento da Pastoral do Migrante nas Arqui/Dioceses, em parceria com as Cáritas Diocesanas e Regionais.
A espiritualidade perpassou desde o início até o final do encontro, com o objetivo de fortalecer a caminhada, tendo Jesus Cristo e o Reino de Deus como fundamento do existir da Pastoral do Migrante. A presença da Cáritas de algumas Dioceses foi um ponto importante no encontro, no sentido de fortalecer ou mesmo ajudar na criação da Pastoral do Migrante nas Arqui/Dioceses que ainda não a tem, buscando novas lideranças e agentes para este importante trabalho dentro da Igreja.

Além dos encaminhamentos propostos pelas Províncias Eclesiásticas, foram destacadas algumas datas importantes, como o Dia mundial do Pobre (17 de novembro), a 35ª Semana do Migrante (junho de 2020), a Assembleia Nacional do SPM, em Luziânia – GO (29 de novembro a 1º de dezembro de 2019), o Sínodo Especial para a Amazônia (06 a 28 de outubro) e o Mês Extraordinário Missionário, que iniciou em outubro. Ainda foram dados alguns encaminhamentos a partir da 40ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2, que aconteceu em setembro, e foram agendados os dois encontros da Pastoral do Migrante para 2020. Uma celebração Eucarística, presidida por Padre Marcio André, da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Cascavel, encerrou o encontro.
(Por Karina de Carvalho | Colaboração: Elizete Sant’Anna de Oliveira – Pastoral do Migrante)
				
															
								
								
								
								
								
								
								
 por