Nos dias 6 a 8 de outubro aconteceu no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), a Assembleia Regional da Pastoral do Menor da CNBB Sul 2. O encontro contou com participantes de nove arqui/dioceses do Paraná, entre agentes, adolescentes e familiares. O arcebispo de Maringá e referencial para a Pastoral do Menor no Paraná, dom Severino Clasen, também participou e acompanhou o evento. 

Um dos objetivos do encontro foi preparar os agentes para a participação na XI Assembleia Nacional da Pastoral do Menor, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG). As reflexões foram inspiradas à luz do tema:“Fome de Pão, Fome de Justiça…Você tem fome de que?”, e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (cf. Mt 14,16). Muito mais que a fome e a sede, como necessidades básicas para a sobrevivência da humanidade, a reflexão se referiu à fome e sede de justiça, ao desejo de encontrar e ver Deus e de fazer o bem às crianças e adolescentes invisibilizadas, isto é, em situação de vulnerabilidade e risco social.  

A assessoria da assembleia foi realizada pelo coordenador da Pastoral do Menor na diocese de Caxias do Sul (RS) e membro da CNBB no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Eloi Gallon. O método compartilhado pelo assessor foi o do “ver – julgar – agir”. Olhar a realidade, as causas estruturais da pobreza e da injustiça; ter a palavra de Deus como luz para avaliar essa realidade vigente e ter sabedoria, discernimento e compromisso evangélico para definir as prioridades. 

Nas deliberações, o grupo firmou a garantia dos valores, os princípios éticos e os cristãos em toda a missão da Pastoral do Menor; a articulação e o fortalecimento com o Poder Público, para a efetivação de políticas públicas; a organização com parcerias para o agir coletivamente, assim como demais reflexões neste propósito de garantia de direito às crianças e adolescentes.  

Segundo o coordenador regional da Pastoral do Menor, Altair Kratzler, a assembleia foi ocasião para encaminhar e definir as prioridades para os próximos anos. “Vivemos três dias de formação e espiritualidade, refletindo sobretudo quanto às formas de melhorar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Continuamos firmes e conduzidos pelo Espírito Santo”, disse ele.

Ao final da Assembleia foram aclamados (as) o nome de cinco representantes da Pastoral do Menor no Paraná para participarem da Assembleia Nacional da Pastoral do Menor. 

(Com informações de Elza Mariucci – Vice coordenadora da Pastoral do Menor – Regional Sul 2) 

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts