Entre os dias 22 e 23 de junho, foi realizado o Encontro da Pastoral do Menor (Pamen) da Região Sul, com a presença de agentes de pastoral e adolescentes representantes da Pamen dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O local escolhido para realizar este encontro foi a cidade de Campo Erê (SC), região oeste do estado catarinense.

O encontro teve como principal objetivo conhecer a Política de Proteção Integral da Criança e do Adolescentes (PPI) e um estudo mais aprofundado para implementação em nosso Regional da Escola de Cidadania – Dom Luciano Mendes de Almeida. Ainda, o momento serviu para fortalecer os laços entre os membros dos estados do Sul e planejar as ações para cada Regional.
No sábado, os participantes tiveram um momento de estudo, reflexão, interação, convivência e partilha. No domingo, participaram da missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da diocese de Chapecó (SC), onde o pároco é o padre Valter José Fiorentin, agente da Pastoral do Menor. Após o almoço, todos retornaram para as suas dioceses de origem, motivados a continuar a missão de proteger e defender as crianças a adolescentes.
Confira o depoimento da assessora regional da Pastoral do Menor, Célia Maria de Azevedo Santana:
“Participar do encontro da Região Sul em Campo Erê-SC foi um compromisso de aprendizado, escuta e conversão pessoa. O coletivo nos impulsiona a tocar em frente nossa missão, assumindo o compromisso de implementar as políticas de proteção!”.
Ana Luiza Soares Santana, adolescente da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Maringá, testemunhou:
”Na primeira atividade, após a explanação dos adolescentes da Escola de Cidadania (EDC), tive pela primeira vez um contato mais profundo com a proposta da EDC. Diante disso, considero um desafio pensar em como alcançar mais crianças e adolescentes para que tenham acesso a tudo que a Pamen, em parceria com a EDC, oferece”.
Representantes do Regional Sul 2 da CNBB no encontro:
- Altair Mariano Kratzler – Coordenador Regional da Pastoral do Menor;
- Elza Mariucci – Vice-coordenadora Regional da Pastoral do Menor;
- Celia Maria de Azevedo Santana – Assessora Regional da Pastoral do Menor;
- Airton Francisco Santana – Agente da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Curitiba;
- Valdereza Soares – Vice-coordenadora da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Maringá;
- Rafael Crozatti – Agente da Pastoral do Menor e Coordenador do Pós-Crisma da Arquidiocese de Maringá;
- Graziele Soares – Agente da Pastoral do Menor e Coordenadora de Projetos da Dimensão Sociotransformadora da Evangelização da Arquidiocese de Maringá;
- Ana Luiza Soares Santana – Adolescente da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Maringá;
- Jair Roberto Correia – Coordenador da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Londrina;
- Ir. Maria Auxiliadora de Barros – Agente da Pastoral do Menor da Diocese de Guarapuava;
- Ana Luiza Moraes Martins – Adolescente da Pastoral do Menor da Diocese de Guarapuava;
- Verônica do Rosário Lima – Agente da Pastoral do Menor da Diocese de Paranaguá.

O Encontro contou com a assessoria de coordenadora nacional da Pastoral do Menor, Marilda dos Santos Lima, e da vice-coordenadora nacional da Pastoral do Menor, Regina Leão.
Que a Pamen nunca perca de vista a provocação feita por Jesus: “Quem acolhe um pequenino (um menor) [uma criança/adolescente], é a mim que acolhe” (Cf. Mt 18,5).
Por Altair Mariano Kratzler – Coordenador da Pastoral do Menor no Regional Sul 2 da CNBB
por