Participaram 30 agentes de 9 dioceses, de 16 a 18 de setembro, na Casa do Trabalhador (CEPAT), em Curitiba, da Assembleia Regional anual da Pastoral Carcerária.
A missão da Pastoral Carcerária é realizar a evangelização e promoção da dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres através das equipes de pastoral na busca de um mundo sem cárceres.
A assessoria da Assembleia foi realizada pela Irmã Petra Sílvia Pfaller e Elaine Lima, ambas da coordenação Nacional da Pastoral Carcerária. Devido à renúncia da coordenação Regional da Pastoral Carcerária por parte do Padre Antônio Carlos da Silva, da Arquidiocese de Maringá, foi eleita uma nova coordenação, a saber: Padre José Manoel Timóteo, da Diocese de Guarapuava, pela província de Curitiba (coordenador); vice coordenadores: Padre Roberto Lopes de Souza da Diocese de Toledo (província de Cascavel), Padre Vanderley dos Santos Rigon da Arquidiocese de Maringá (província de Maringá) e ainda mais uma pessoa pela província de Londrina, que será indicada na sequência.
Foram listadas algumas prioridades para a Pastoral, a saber: formação básica para novos agentes da Pastoral Carcerária e também sobre justiça restaurativa; fortalecimento da defensoria pública e desencarceramento feminino, sobretudo de mães com filhos pequenos.
Irmã Petra Pfaller comenta a Assembleia. Ouça:
Também o novo coordenador, Padre José Manoel:
por