Durante o Encontro Regional da Pastoral da Ecologia Integral, realizado nos dias 5 e 6 de abril no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR), os participantes puderam experimentar, de forma simbólica e prática, a missão de cuidar da Casa Comum por meio da “Dinâmica das Bolas de Semente”. A proposta foi conduzida pelo professor Olivo Dambros, que compartilhou a origem da técnica utilizada na atividade. Um método desenvolvido por agricultores japoneses, após a 2ª Guerra Mundial, para regenerar áreas degradadas. “Ao invés de plantar muda por muda, essas bolinhas eram lançadas em áreas degradadas. Quando caiam no solo e recebiam a água da chuva, começam a germinar naturalmente”, explicou Olivo.
A prática consiste em misturar argila, cinzas, composto orgânico extraído da mata e sementes nativas, formando pequenas bolas que, após secas ao sol, podem ser lançadas em locais estratégicos para promover o reflorestamento e a biodiversidade. Nas escolas, onde o professor aplica a dinâmica, é sugerido que os alunos utilizem um estilingue, tornando a atividade mais lúdica e divertida.
Durante a dinâmica, todos os participantes colocaram literalmente as mãos na terra, preparando as bolinhas com dedicação e alegria. As sementes utilizadas variaram entre espécies da flora nativa, serrana, de ariticum, de goiaba, de araçá branco e vermelho, entre outras da época. O professor explicou que a adição de cinzas à mistura favorece o processo de germinação.
No encerramento do encontro, no domingo, cada pessoa foi convidada a lançar uma bolinha de semente na ampla área verde do Centro de Formação Juan Diego, como gesto concreto do compromisso com a ecologia integral. Outros levaram as bolinhas para lançarem durante o retorno às suas casas ou em suas cidades.
A experiência foi mais do que uma atividade prática, tornou-se um símbolo de esperança e responsabilidade, em sintonia com o apelo do Papa Francisco para uma conversão ecológica integral, promovida pela Igreja por meio da Pastoral da Ecologia Integral.
Confira, no vídeo abaixo, a realização da dinâmica:
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2