No último sábado, dia 9 de novembro, o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, realizou uma visita de animação missionária na paróquia Santo Antônio, na cidade de Indianópolis (PR), diocese de Umuarama (PR). Ele presidiu a missa das 19h30, na qual teve a Primeira Eucaristia e a renovação das promessas batismais dos adolescentes que se preparam para a Crisma. Após a missa, aconteceu um jantar em prol da Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, em que participaram cerca de 350 pessoas.  

Essa é a segunda visita de animação missionária que o COMIRE (Conselho Missionário Regional) realiza na Paróquia. A primeira aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro de 2023, quando o padre Valdecir, juntamente com o coordenador do COMIRE, José Donizeti Duarte, participaram de missas e formações sobre missão para a comunidade.  

Padre Valdecir Badzinski

Padre Valdecir afirmou ter sido uma grata satisfação retornar à Paróquia Santo Antônio para agradecer pelas orações e a generosidade do povo para com a Missão na África. “Depois de 14 meses, nos quais o povo da Paróquia Santo Antônio rezou e manifestou muita proximidade à Missão, é com muita gratidão que pude estar com eles novamente, junto com o Padre Marcos, para celebrar esse momento importante para a paróquia, para a diocese de Umuarama e para a Missão São Paulo VI. Testemunhei uma comunidade vibrante, alegre, dinâmica e ainda pude participar do jantar, que produzirá fundos financeiros para o sustento da missão”, afirmou o padre.  

 

Para o pároco, padre Marcos Antonio de Oliveira, essa segunda visita promoveu a missionariedade da paróquia, levando-a a alargar o olhar para além do seu território. “A comunidade acolheu muito bem e está encantada com o projeto missionário. Por isso, realizamos esse jantar em prol da Missão Paulo VI, que foi um sucesso. A realização do jantar reavivou em nós essa dimensão missionária, pois somos discípulos missionários de Cristo. Com ele, promovemos a caridade, a missão, a cultura do encontro”, afirmou padre Marcos. 

As visitas de animação missionária nas paróquias das dioceses do Paraná são parte do projeto missionário do COMIRE. Elas têm por objetivo promover a Missão São Paulo VI (Guiné-Bissau, África), despertando a consciência missionária no povo paranaense e a corresponsabilidade pela manutenção da Missão em três âmbitos: da oração pela Missão, do envio de missionários e do sustento da Missão.   

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts