A Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, da cidade de Santa Mariana (PR), na diocese de Cornélio Procópio (PR), recebeu no último sábado, 29 de março, uma visita de animação missionária. O secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, esteve presente na paróquia para uma tarde de formação sobre o tema da missão ad gentes, com foco na Missão Católica São Paulo VI, que a Igreja do Paraná, mantém na Guiné-Bissau (África), desde o ano de 2014. Além disso, o padre presidiu a missa das 19h, com a concelebração do pároco, padre Alcides Andreatta, onde teve a oportunidade de falar aos fiéis sobre a missão.  

A visita missionária foi organizada com o pároco, padre Alcides, e contou com a participação da coordenadora do Conselho Missionário da Diocese de Cornélio Procópio e do Conselho Missionário Paroquial, Gisele Jacometti; do coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Hélio Gonçalves; assim como de diversos coordenadores de pastorais e movimentos.  

O objetivo da visita, articulada pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), é divulgar a Missão Católica São Paulo VI, que possui três âmbitos de atuação: evangelização, saúde e educação; além de fortalecer a consciência missionária nas paróquias e angariar recursos para subsidiar a missão. A Missão na Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, é mantida com a ajuda de toda Igreja do Paraná. Sendo assim, os bispos paranaenses, a cada ano, indicam duas ou três paróquias de suas dioceses para serem visitadas. A Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças foi a primeira a ser visitada no ano de 2025.  

Padre Valdecir destacou o envolvimento e o entusiasmo da comunidade em relação à missão. 

“Quando falei sobre a Missão Católica São Paulo VI, percebi uma grande empatia e o desejo genuíno de participação. Essa é, sem dúvida, uma paróquia missionária fervorosa no seguimento de Jesus Cristo. Eles assumiram o compromisso de rezar pela missão e pelos missionários ao longo de um ano. Além disso, muitos manifestaram o desejo de contribuir financeiramente para o sustento da missão”, afirmou. 

O pároco, padre Alcides Andreatta, também ressaltou o impacto da formação. 

“A reflexão sobre a missão e a apresentação da realidade da Missão São Paulo VI provocaram nossas lideranças a um compromisso ainda maior com a missão local e com a cooperação missionária na Guiné-Bissau”, afirmou. 

Formação sobre o Sínodo dos Bispos

Aproveitando a ocasião, no domingo, 30 de março, padre Valdecir conduziu uma formação sobre o tema do Sínodo dos Bispos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Nova Fátima (PR). O encontro contou com a participação do bispo diocesano, dom Marcos José dos Santos, e reuniu cerca de 130 lideranças, incluindo membros dos Conselhos de Pastoral Paroquial das 25 paróquias da diocese, seminaristas e coordenadores de pastorais, movimentos e serviços diocesanos. 

A visita missionária e a formação sinodal reforçaram o compromisso da Igreja no Paraná com a missão ad gentes e com o fortalecimento da participação dos leigos na evangelização e na vida eclesial. 

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts