Na terça feira dia 26 de setembro 2016, na Casa do Peregrino no Santuário da Mãe Rainha de Shoenstatt em Jacarezinho/PR, aconteceu uma reunião para debater sobre a Rota do Rosário e Turismo Religioso, com a presença do Bispo Diocesano Dom Antônio Braz Benevente, do Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2 padre Mário Spaki, profissionais da Paraná Turismo Alessandra Rosa e Vera Meza, padre Celso Miqueli, coordenador da Rota do Rosário na diocese de Jacarezinho, padres dos Santuários, representantes do poder público, da ATUNORPI e SENAC de Jacarezinho.
Este encontro teve por objetivo a elaboração de roteiros como foco no Turismo Religioso e demais atrativos da região. Dom Antonio Braz ressaltou que em breve espera ver as rotas constituídas por aproximação dos santuários e atrativos dentro de toda a Diocese que acolhe a Rota do Rosário que tem sido um instrumento de evangelização. Padre Mário Spaki enfatizou que a Rota do Rosário segue adiantada dentro do que se pretende fazer em todo o Paraná, a partir dos 80 santuários presentes no estado. A intenção é organizar este caminho de fé, interligando e favorecendo aos peregrinos, romeiros e turistas a oportunidade de fazerem uma experiência profunda consigo mesmos, com o próximo, indo ao encontro de Deus.
Alessandra Xavier e Vera, da Paraná Turismo, ressaltaram que estão à disposição para acolher as indicações de cada município que possam enriquecer “o produto” Rota do Rosário. A participação do poder público é fundamental na área de turismo para que todas as ações sejam em conjunto com a questão cultural e meio ambiente.
Segundo o coordenador da Pastoral do Turismo Diác. Paulo Henrique Capillé “em nossa caminhada temos buscado e nos preparado cada vez mais para receber o turista/peregrino da forma adequada, proporcionando aos que vêm em nossos municípios a acolhida que evangeliza. Ao formatarmos os roteiros estamos indo de encontro aos objetivos da Pastoral do Turismo que o estabelecimento de pontes que proporcionam a unidade. Temos muitos atrativos na Rota do Rosário, Campos Gerais e outras regiões da CNBB Sul 2, aptos para a consolidação dos roteiros”.
Padre Celso Miqueli, coordenador da Rota do Rosário, definiu com os membros do grupo que até o dia 10 de novembro, reitores, secretários de turismo, gestores, empreendedores em geral e afins, devem fazer um diagnóstico por regiões, levantando os atrativos que possam ser trabalhados e serão enviados para as secretarias da Diocese, CNBB Sul 2, Paraná Turismo e Sesc Quina de Curitiba.
As rotas dentro da Rota do Rosário
Para facilitar a visitação e maior aproveitamento de cada rota, foi apresentada as regiões:
- Região Sul da Diocese de Jacarezinho e Campos Gerais: Arapoti, Jaguariaíva, Pirai do Sul, Castro e Ponta Grossa.
- Região Centro da Diocese: Tomazina, Siqueira Campos e Ibaiti.
- Região Norte: Jacarezinho, Bandeirantes, Ribeirão Claro e Santo Antonio da Platina.
Mais uma passo importante foi dado para a elaboração de um roteiro na Rota do Rosário que se encontra da Região Norte Pioneiro à Campos Gerais e intenciona com todo o aparato técnico da Paraná Turismo e do SESC ESQUINA de Curitiba que constantemente tem elaborado roteiros turísticos incluindo os pontos de Turismo Religioso de nossa região.
“De Igrejas à santuários, vou feliz pela Rota do Rosário!.”
Confira as entrevistas com Pe. Celso Miqueli, coordenador da Rota do Rosário, e com as agentes da Paraná Turismo:






por