Na manhã dessa quarta-feira, 02 de agosto, desembarcaram no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), os padres guineenses Paulo de Pina Araújo e Luís Paulo da Costa Monteiro. Eles pertencem à diocese de Bafatá (PR), na Guiné-Bissau, África, onde a Igreja do Paraná mantém a Missão Católica São Paulo VI.  

Os padres foram recepcionados pelo presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP-PR), padre Emerson Lipinski, pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, pelo colaborador responsável pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), Edson da Costa Pereira, e por membros do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) da paróquia Nossa Senhora Aparecida do Xingu, da diocese de São José dos Pinhais (PR).  

A visita dos padres foi promovida e articulada pela CRP, a fim de estreitar laços do clero da diocese de Bafatá com o clero das dioceses do Paraná. Desde o ano de 2019, a CRP-PR assumiu o projeto: “Mostrai-vos solidários com os irmãos” (Rm 12,13), no qual realiza durante a Semana Santa, uma coleta, espontânea e livre, entre os padres do Paraná para ajudar os padres na Guiné-Bissau.    

Até o dia 30 de agosto, os dois padres terão uma extensa programação, percorrendo várias arqui/dioceses do Paraná. Eles serão levados a conhecer a realidade da pastoral presbiteral, das pastorais, movimentos, organismos, também terão momentos de confraternização e passeios turísticos e culturais. Nos dias 21 a 25 de agosto, eles participarão do Encontro Regional de Presbíteros, em Toledo (PR), onde terão uma oportunidade de formação e convivência com padres de todas as dioceses do Paraná.  

No vídeo abaixo, confira como foi a acolhida dos padres, no aeroporto internacional de Curitiba.

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts