Recém chegado na Missão, padre Sadi afirma: “Estou contente, feliz, cheio de expectativas e sonhos”. 

Desembarcou na Guiné-Bissau, África, na manhã desse sábado, 29 de janeiro, o padre Sadi Cordeiro da Silva. Ele vai integrar a comunidade da Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém na cidade de Quebo, na diocese de Bafatá. O sacerdote, que pertence a Diocese de Rio Grande (RS) e estava a serviço da Arquidiocese de Curitiba (PR), colocou-se à disposição da Igreja do Paraná, diante da necessidade de um padre para a missão.  

O envio do padre Sadi aconteceu no dia 12 de dezembro, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Curitiba, onde ele atuava como vigário paroquial. A previsão era que ele viajasse no dia 30 de dezembro, no entanto, ao realizar o teste para a Covid-19, exigido para o embarque, testou positivo, sendo necessário cumprir alguns dias de isolamento e remarcar a passagem.  

Padre Sadi foi acolhido no aeroporto de Bissau pelo missionário Pércio Pereira Vitória e conduzido até a cidade de Quebo. A recepção da comunidade, especialmente das crianças e dos jovens, foi muito calorosa, expressão de muita alegria. “A comunidade está feliz e a todo momento que encontra o padre agradece por sua vida e por sua vinda. Nós, missionários, também ficamos felizes por ter uma pessoa como o padre Sadi aqui, que demonstra carinho, dedicação, entusiasmo pela missão e traz sonhos de fazer daqui um lugar melhor”, afirmou Pércio. 

Padre Sadi

Nessa primeira semana de missão, padre Sadi, que já foi missionário na Amazônia por onze anos, afirmou estar se sentindo muito bem e acolhido, pois é uma realidade em que é possível perceber, claramente, a presença de Deus.  

“A minha acolhida aqui foi extraordinária, é até difícil de explicar. Que povo querido, afetuoso, acolhedor. Eu fui tão bem acolhido que, a princípio, me sinto um pouco em débito com eles, pois não sei como recompensar esse afeto e essa alegria”, disse padre Sadi.  

Nos quase oito anos da Missão, o padre Sadi é o segundo sacerdote enviado pela Igreja do Paraná. Entre os anos de 2016 e 2017, esteve lá o padre Ivan Luiz Walter, da diocese de Foz do Iguaçu (PR). Padre Sadi vai ser incardinado na Diocese de Bafatá e integrará a comunidade da Missão, junto com os missionários leigos: Pércio Pereira Vitória, Helena Wegrzyn e Maiane Martins. Em breve, novos missionários serão enviados.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2 | Fotos: Pércio Pereira Vitória)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts