Bispo referencial
Dom Aparecido Donizeti de Souza
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel
Assessor Regional
Pe. Vagner José Raitz
(46) 9 9982-0119
vagner.raitz@hotmail.com
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Pastoral da Ecologia Integral (PEI) é uma iniciativa da Igreja Católica em prol de promover a conscientização e a ação quanto a preservação da nossa Casa Comum, o ambiente em que habitamos. A Igreja reconhece a importância da criação divina e a responsabilidade humana de cuidar, zelar garantir a sustentabilidade do planeta para as gerações futuras, pois, “a terra geme como em dores de parto” (Rm 8,22).
Assim sendo, a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2 (PEISul 2) se tornou PIONEIRA no Brasil, e foi reconhecida oficialmente pela CNBB no ano de 2019.
A PEISul 2 atua conforme com os princípios da Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum, escrita pelo Papa Francisco em 2015. Ela objetiva implantar pastorais em todas as paróquias do regional, a fim de despertar a consciência ecológica nas comunidades católicas, incentivar práticas sustentáveis, respeitar a biodiversidade e promover estilos de vida em harmonia em equilíbrio com os aspectos ambientais, sociais, ecológicos e teológicos.
As ações da PEI podem incluir:
1.Sensibilização: promover a conscientização sobre ecologia integral (mudança climática, poluição, degradação dos ecossistemas, desmatamento, perda da biodiversidade, enchentes, economia solidária, economia popular, agricultura orgânica, sustentabilidade, “Economia de Francisco”, e outros aspectos vinculados as esferes sociais, econômicas, teológicos, litúrgicas e etc).
2. Formação: realizar formações e palestras sobre a importância da ecologia integral e o papel dos cristãos na proteção do meio ambiente, bem como dos documentos norteadores da pastoral.
3. Mobilização e ação comunitária: incentivar a participação ativa das comunidades católicas em ações concretas em prol da Casa comum, como mutirões de limpeza, reflorestamento, coleta seletiva de resíduos, economia de energia e água, entre outras iniciativas.
4. Diálogo interreligiosos e interdiscilinar: criar um organismo de escuta diante da realidade numa dimensão evangelizadora socioambiental, a fim de promover a colaboração entre diferentes religiões e organizações, buscando uma abordagem multidisciplinar para enfrentar os desafios.
Os trabalhos da PEISul 2 serão sempre alicerçados no Método Ver-Discernir-Agir, ou seja, de diagnosticar a realidade dos problemas, discernir os passos a serem dados com base nos documentos norteadores da pastoral e de agir na resolução dos problemas após a conclusão das etapas anteriores. Um processo contínuo de reavaliação em prol de melhorar a realidade complexa da atual economia que exclui, marginaliza e gera pobreza.
Somos a união de dezenas de articuladores e agentes de mudança e transformação distribuídos nas 18 dioceses de todo o estado do Paraná, que trabalham arduamente em um mesmo objetivo: O CUIDADO COM A CASA COMUM.
Acesse nossas redes sociais:
por