COORDENAÇÃO
Bispo referencial
Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí
Coordenadora Regional
Viviane do Rosário F. Damascena
Fone: (41) 9 9156-9190
E-mail: comire@cnbbs2.org.br
O que é o COMIRE?
O COMIRE é um organismo da CNBB do Regional que impulsiona, de forma permanente a animação e cooperação missionárias regionais, que deve nascer de uma consciência clara e profunda de que a missão não se restringe a determinadas práticas, mas ela é paradigmática, porque mostra o horizonte que as atividades devem trazer consigo.
Para que existe o COMIRE?
O COMIRE existe para incentivar o aprofundamento sobre a missão fundamental de toda ação eclesial, conforme o número 12 da Instrução da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cooperação Missionária, o COMIRE existe para ajudar o Regional a alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação, e para evitar concorrências e paralelismos.
Objetivos
- Promover e realizar animação, formação, informação e cooperação missionária, em todos os níveis eclesiais do Regional.
- Programar, executar e rever as principais atividades de animação e cooperação em âmbito Regional.
Quem compõe o COMIRE?
O Presidente da Equipe Executiva é o Bispo referencial da ação missionária e cooperação intereclesial no Regional. O coordenador é escolhido pelo Bispo referencial junto aos demais membros da coordenação dos Conselhos Missionários das Províncias (COMIPRO’s); coordenador(a) da Infância e adolescência Missionaria (IAM); coordenador(a) da Juventude Missionária (JM); Representante do Conselho Regional dos Religiosos do Regional (CRB); Representante da Pastoral Indigenista do Regional.
Atribuições
- Animar e articular missionariamente as Igrejas particulares do Regional, para que vivam sua identidade missionária no dinamismo da missão permanente e da conversão pastoral, e para que cooperem com a missão universal aqui e além-fronteiras;
- Motivar e ajudar as Dioceses na criação e/ou fortalecimento dos Conselhos Missionários Diocesanos;
- Apoiar os COMIDI’s, bem como colaborar com os coordenadores diocesanos de pastoral, procurando uma maior comunhão com as lideranças dos grupos, pastorais, movimentos e organismos existentes no Regional;
- Motivar e ajudar as Dioceses na implantação e/ou fortalecimento das Pontifícias Obras Missionárias.
Atividades permanentes
- Organizar e promover atividades e eventos de sensibilização e conscientização, formação e cooperação missionária;
- Idealizar, incentivar a realização de atividades missionárias em diversos âmbitos, em comunhão com as instituições e organismos missionários do Regional;
- Idealizar, apoiar e ajudar os projetos missionários além-fronteiras e ad gentes do Regional;
- Manter contato e intercâmbio com missionários brasileiros do Regional que trabalham além-fronteiras;
- Marcar presença em eventos eclesiais, assembleias e encontros provinciais, realizados em âmbito Regional;
- Incentivar e apoiar a criação de centros e escolas missionárias em diversos âmbitos do Regional;
- Propagar e incentivar a reflexão sobre a missiologia, a evangelização, notícias e subsídios missionários;
- Animar e impulsionar a Campanha Missionária nas Dioceses do Regional.
Fonte: CNBB. Conselhos Missionários a serviço da animação missionária da Igreja no Brasil. Brasília: Edições CNBB, 2025.
por