Antes de embarcarem para Guiné-Bissau, África, as três novas missionárias tiveram dois dias intensos de formação humana, teológica e espiritual

Nos dias 23 a 25 de setembro, o regional Sul 2 da CNBB acolheu as missionárias Andréia Salvador, Berenice Cheniski e Elzira Inês Riva para um curso intensivo de introdução à Missiologia. As três leigas viajam para a Guiné-Bissau, África, no dia 1º de outubro, para integrar a comunidade da Missão São Paulo VI, na cidade de Quebo.

O curso foi pensado e elaborado pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, pelo coordenador do Conselho Missionário Regional, Odaril José da Rosa, com o acompanhamento de Dom Sergio Braschi, bispo de Ponta Grossa e referencial para a dimensão missionária. É a primeira vez que o regional oferece essa modalidade de formação para novos missionários.
“Para a Igreja do Paraná, enviar missionários para África é uma responsabilidade profunda e integral, por isso é importante fazer o acompanhamento nas várias e diversas dimensões da pessoa, a fim de perceber a inteireza da mesma e depois enviá-la. O missionário que sai do Brasil para uma missão ad gentes precisa estar disposto a se desconstruir naquilo que ele é, na sua essência de vida e relações para permitir recompor-se ou reconstruir-se, inculturando-se na nova realidade e assim, gradualmente, oferecer luzes para a comunidade missionária”, explicou o padre Valdecir.
Durante os dois dias, as três novas missionárias participaram de teleconferências com especialistas nas áreas da teologia, missiologia, eclesiologia, psicologia, espiritualidade, saúde e também com missionários que já estiveram na Guiné-Bissau. Além do estudo, o encontro proporcionou momentos de oração, espiritualidade e convivência.
Na tarde de quinta-feira, 24 de setembro, contaram com a presença do padre Emerson Lipinski, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São José dos Pinhais (PR), a qual pertence a missionária Elzira. Ele presidiu a Eucaristia com a participação dos colaboradores do Regional e realizou atendimento espiritual e sacramental às missionárias.
“Os conteúdos abordados nesses dois dias de curso foram recheados de espiritualidade, Eucaristia, de partilha de vida a fim de fortalecer, esclarecer e impulsionar uma vida missionária em terras africanas”, explicou o padre Valdecir.
No domingo, 27 de setembro, as missionárias Andréia, Berenice e Elzira participarão da missa de abertura da Assembleia dos Bispos do Paraná, em Londrina, onde receberão a bênção dos bispos. Elas se mostraram muito alegres e entusiasmadas para a missão que já assumiram no coração, assim como é visível no vídeo.
(Texto, fotos e vídeo: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)