Vocacionados à missão na África de várias partes do Paraná acompanham, via internet, a missa de acolhida da missionária Márcia Vitória 

Na noite dessa quinta-feira, 02 de novembro, a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, no bairro Pinheirinho, em Curitiba (PR), acolheu em uma missa, a sua paroquiana, Márcia Vitória, que esteve por 3 anos e meio na Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.  

A missa foi presidida pelo padre Marcondes Martins Barbosa, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Arquidiocese de Curitiba, e concelebrada pelo pároco, padre Jagannathan Gnanadurai, pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e os padres Emerson Lipinski, da diocese de São José dos Pinhais, e Eldim Barnadu, que colabora na administração da paróquia. Participaram da celebração as missionárias Berenice Cheniski e Elzira Riva, que retornaram recentemente da missão, membros da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da comunidade. Via transmissão pelas redes sociais, acompanhou a celebração o bispo de Ponta Grossa (PR) e referencial para a dimensão missionária no Paraná, Dom Sergio Arthur Braschi, e vocacionados para a missão na África de vários lugares do Paraná.  

A homilia foi realizada pelo padre Valdecir, que retomou o refrão do salmo da liturgia, fazendo uma reflexão sobre o ser bendito. “Todo batizado é missionário e é bendito por anunciar o nome do Senhor”, afirmou o sacerdote. Em seguida, ele citou o nome dos 27 missionários do Paraná que que já estiveram na missão por mais de três meses, desde que ela iniciou, em outubro de 2014. Padre Valdecir contou que a Márcia foi a 12ª missionária a ser enviada.  

Durante a homilia, Márcia foi convidada a dizer uma palavra à comunidade sobre sua vivência missionária. “As maravilhas que experimentei foi de viver com um povo em extrema pobreza, com muito sofrimento, mas que mantém o sorriso no rosto todos os dias. Com eles, a gente aprende a agradecer mais, aliás, a somente agradecer”, disse Márcia.  

Ao final da celebração, a comunidade preparou uma homenagem para Márcia, em vídeo, com fotos de sua atuação na paróquia, de sua família e da missão na África. Depois, padre Marcondes recordou o trabalho que a Márcia realizou na IAM da paróquia e da Arquidiocese antes de partir em missão e pediu que as crianças, jovens e membros da IAM presentes viessem à frente para saudá-la, num gesto de acolhida. Márcia, emocionada, agradeceu a todos e expressou sua alegria por ver dois jovens atuando na equipe de cantos, que eram crianças que participavam da IAM. “Deus, obrigada, pois respingou um pouco dessa missionariedade em vocês e eu me considero uma semeadora. Semeei pelo caminho a semente e acredito que vocês são duas sementes de muitas que ainda vão surgir aqui na Paróquia Rainha dos Apóstolos”, disse Márcia.  

Encontro dos vocacionados à Missão 

Após a missa, aconteceu, de forma on-line, um encontro com vocacionados à Missão na África. Cerca de 30 pessoas, de várias partes do Paraná conectaram-se, via plataforma digital, para um momento de partilha e reflexão. O encontro foi coordenado pelo padre Valdecir Badzinski e contou também com a participação de Dom Sergio Braschi; do coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), José Donizeti Duarte; e do missionário Pércio Pereira Vitória, desde a Guiné-Bissau.  

Dom Sergio teve uma palavra inicial sobre a missão, falando sobre a sua importância, por estar dentro daquilo que propõe o Programa Missionário Nacional. Padre Valdecir falou sobre a missão e seus desafios e motivou a partilha de missionários que já estiveram na missão. Berenice, Elzira e o seminarista da diocese de Umuarama (PR), Rodrigo Oliveira, que esteve por 10 meses na missão, partilharam sobre sua experiência.  

Ao final, padre Valdecir falou sobre as expectativas para o futuro da missão e o envio de mais missionários. Afirmou que entre os que participavam do encontro já estava o novo casal coordenador da missão, que tem a previsão de ser enviado em setembro de 2022, e outros missionários que serão enviados em março de 2022. O encontro foi concluído por volta das 22 horas, com a bênção de Dom Sérgio.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts