“Cuidar da Vida: prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens” foi o tema do curso realizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP), entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro. Do Paraná, participaram a coordenara regional, professora Rosiana de Moura Proença Pereira; o assessor regional, padre Vilmar Serighelli; e os membros: diácono Claudecir Belinski, diácono Márcio Henrique Lopes; Eduardo Cezar Méier, e Conceição José de Sant’Ana.  

O Projeto “Cuidar da vida – Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens” tem como objetivo a formação de multiplicadores que possam atuar na prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens no contexto dos grupos e movimentos juvenis e nas escolas, sobretudo as escolas públicas. 

Padre Vilmar, afirmou que “o material que foi apresentado no curso será multiplicado em nosso Regional. Ele foi de muita riqueza, inspirado na passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-27), como nos fala Papa Francisco”.  

O projeto foi lançado pela Comissão Episcopal para a Juventude CNBB no Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores de Juventudes dos 19 regionais da CNBB, que aconteceu nos dias 14 e 15 de março, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). 

 

De acordo com o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilson Basso, o projeto “Cuidar da Vida” é uma iniciativa, organizada pelas juventudes da Igreja no Brasil e pela Comissão da CNBB, que busca dar uma resposta ao fato apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos. 

“A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude para os jovens brasileiros’”, afirmou dom Vilson. 

A proposta pedagógica dos minicursos, que aconteceram nas cidades de Cuiabá (MT), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Imperatriz (MA) e São Paulo (SP), foi criada por um grupo de especialistas, sendo 6 psicólogos e 1 suicidólogo, todos envolvidos na evangelização das juventudes, e foi voltado para as lideranças que atuam diretamente com adolescentes e jovens em contexto pastoral.    

“Estamos juntos nessa bonita e desafiadora missão de acompanhar as juventudes na contração de um futuro cheio de esperanças”, disse a professora Rosiana. 

Com informações do Portal CNBB

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts