Um bate-papo virtual sobre catequese conectou mais de 1.400 internautas na noite dessa segunda-feira, 1° de março. Os protagonistas dessa conversa foram Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e Presidente da Comissão Episcopal para a animação bíblico-catequética da CNBB, e Débora Pupo, coordenadora regional da catequese no Paraná e os participantes de diversas partes do Brasil eram, na sua maioria, catequistas.  

live foi transmitida pela página do Facebook e o canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB e durou pouco mais de uma hora. Dom Peruzzo, ainda em isolamento domiciliar, se recuperando da Covid-19, participou da live com alegria, afirmando logo no início: “quando entra o assunto catequese ou bíblia, a gente se recompõe. Catequese faz bem à saúde!”. E fez uma recomendação para que ninguém subestime o vírus e que todos se cuidem.  

Após as apresentações, Dom Peruzzo conduziu um breve momento de leitura orante com Evangelho do dia (Lucas 6,36-38), invocando o Espírito Santo para o momento de partilha com os catequistas. O primeiro assunto a ser abordado pelos convidados foi uma análise sobre a caminhada da catequese desde que a pandemia iniciou no Brasil, em março de 2020.  

Dom Peruzzo comparou contexto atual que a catequese vive com a história do povo de Israel na Bíblia. Ao viverem o exílio e a escravidão, eles precisaram contemplar a própria história para reescrevê-la à luz da experiência de pobreza a qual estavam mergulhados. “O que este tempo está a ensinar para a catequese, os catequistas, os bispos, os padres e os leigos dedicados à catequese?”, questionou o arcebispo. “Antes, parecia ser importante saber comunicar conteúdos de catequese, e é importante que saibamos e tenhamos boa pedagogia, mas agora a Covid nos colocou distantes dos catequizandos e nós vamos a procura deles se os amarmos”, pontou Dom Peruzzo, ressaltando algumas formas criativas e concretas usadas pelos catequistas para expressar esse amor, como o uso da internet e das redes sociais para chegar até os catequizandos e suas famílias.  

Analisando a caminhada catequética de 2020, Débora Pupo destacou a criatividade dos catequistas em se reinventarem para alcançar os catequizandos e suas famílias. “Se fecharam as portas da sala de catequese na Igreja, foram abertas as janelas da sala das famílias dos catequizandos”, disse  Débora. Outro destaque importante foi quanto a formação dos catequistas. Débora recordou que o Diretório para a Catequese, lançado no mês de julho, nunca foi tão divulgado e estudado pelos catequistas quanto este, por meio de lives, encontros e cursos virtuais. 

Como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a animação bíblico-catequética da CNBB, Dom Peruzzo afirmou que, neste contexto de pandemia, para o Brasil do tamanho que é, com suas singularidades e diferenças, não houve uma recomendação padronizada sobre o que fazer, mas sim de que nenhum catequista se afastasse dos catequizandos. “Em tempos em que não é possível manter um mínimo de organização, porque a situação sanitária exige medidas restritivas, o mais importante foi manter a proximidade interpessoal em nome da fé que se professa e do Espírito de Deus que nos move e comove”, afirmou o arcebispo.  

Sobre o tema da “catequese online”, que gera muitas dúvidas entre os catequistas se é um método válido ou não para o itinerário catequético, Débora Pupo refletiu a partir do que diz o Diretório para a Catequese, de que não se faz catequese somente utilizando ferramentas digitais, pois é preciso espaços de experiências de fé. “Somente uma catequese que passa da informação religiosa para o acompanhamento e a experiência de Deus será capaz de oferecer sentido” (DC, n. 371). 

Ao final da live, Dom Peruzzo recomendou aos catequistas que na próxima leitura orante da Palavra eles rezem pelos seus catequizandos: “O que você falaria dos seus catequizandos a Jesus Cristo?”, perguntou o arcebispo. Débora Pupo deixou uma mensagem de encorajamento aos catequistas, para que neste tempo de dificuldades tenham ânimo e a convicção de que sua missão é bela e que as dificuldades só nos aproximam de Jesus.  

Você pode assistir a live no vídeo abaixo:

A próxima live com os bispos, promovida pelo Regional Sul 2 da CNBB, acontecerá no dia 18 de março, às 20 horas, com o tema: “Ano de São José”. O bispo convidado para conversar sobre esse assunto será Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí (PR). Anote na sua agenda e participe!  

(Karina de Carvalho – Assessora de comunicação – CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts