Na manhã dessa quinta-feira, 31 de outubro, a Imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, visitou a sede do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba. Ela foi trazida pelo reitor do Santuário estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, acompanhado por sua equipe.

Junto com os colaboradores do Regional Sul 2, eles fizeram um momento de oração na capela e entregaram o folder com a programação oficial da 211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que se realizará de 6 a 15 de novembro, em Paranaguá (PR). O tema da festa será: “Mãe do Rocio, revela-nos a luz do mundo”.

Conheça a história de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná:

 

211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio – Edição 2024

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio chega a 211ª edição neste ano de 2024. Celebrando os Mistérios Luminosos do Santo Rosário, a festividade terá como tema: “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, e acontecerá dos dias 06 a 15 de novembro, em Paranaguá (PR).

Os Mistérios do Rosário -gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos- irão nortear a escolha do tema das festas dos próximos anos; em 2024 serão meditados os mistérios luminosos, em 2025 os dolorosos, em 2026 os gloriosos e, por fim, em 2027 será celebrado o Jubileu de Ouro de Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná, reconhecida pelo Vaticano, por meio do Papa Paulo VI. A sequência de meditações do rosário iniciou na festividade de 2023, quando foram refletidos os Mistérios Gozosos.

De acordo com Varseli Correia, coordenadora da Pastoral da Educação, a escolha do tema surgiu a partir do trecho da justificativa de São João Paulo II ao criar os mistérios luminosos. “Ele percebeu nos Mistérios Luminosos uma forma de ajudar os fiéis a entrarem mais a fundo na vida de Jesus e uma ‘verdadeira introdução à profundidade do Coração de Cristo, abismo de regozijo e de luz, de dor e de glória’. Como a primeira ideia seria nós – devotos – falando com Maria, pensei, usando palavras de João Paulo: ‘Mãe do Rocio, mostra-nos a Luz, coração de Cristo, abismo de dor e de glória’, adaptando e resumindo chegamos ao tema ‘Mãe do Rocio, dai-nos a Luz, o Cristo Jesus!’ Usando o verbo “revelar”, pois os mistérios luminosos tratam-se de uma revelação de que é o Cristo: ‘Mãe do Rocio, revela-nos o Cristo Jesus, Luz do mundo’, explicou.

Anualmente, cerca de 500 mil pessoas participam da programação religiosa e social realizada durante os 15 dias de celebrações. A Procissão Solene de ida para a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, realizada no dia 15 de novembro, reúne aproximadamente 100 mil devotos da Padroeira do Paraná, tornando a festa religiosa uma das maiores do Sul do Brasil.

“A primeira festa aconteceu no ano de 1813, com a inauguração da primeira igrejinha dedicada a Nossa Senhora do Rocio e, com a presença do padre, aconteceu a missa solene, seguida de profissão. Por isso que agora em 2024, realizamos a festa de número 211. São mais de dois séculos de festa, lembrando que a imagem foi encontrada em 1648, por um pescador”, disse o reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves.

A Festa do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, que está em processo de registro como celebração religiosa no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, é um dos eventos que mais atrai turistas no Paraná segundo o “Convention e Visitors Bureau”. O Santuário também é reconhecido como Pólo do Turismo Religioso, por meio da Lei Estadual n° 12.814.

Troca do manto

A cerimônia da Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio, uma das principais celebrações que antecede a abertura do novenário da festa, acontecerá no dia 03 de novembro (domingo), às 20h, no santuário da Padroeira do Paraná. A Santa Missa, seguida da solenidade, reúne centenas de pessoas na igreja. O momento é marcado pela fé e emoção dos devotos que têm a oportunidade de acompanhar a descida da imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio do seu nicho, localizado no centro da igreja.

Durante o ano, a imagem da Padroeira do Paraná é retirada do nicho apenas duas vezes: na troca do manto e no dia 15 de novembro, quando acontece a Missa Campal e a Procissão até a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário. O novo adorno da Padroeira do Paraná é trocado apenas no mês de novembro para abrir oficialmente a Festa Estadual.

Procissões

Para homenagear a Padroeira do Paraná, uma programação ampla de procissões e romarias foram organizadas. Além das tradicionais previstas no calendário da festa, também haverá a 1ª Romaria dos Caminhoneiros e o 1° Passeio Pet.

– 1° Passeio dos Pets: 03/11 às 8h;
– 10ª Cavalgada da Fé: 03/11 às 08h30;
– 4ª Moto Romaria: 03/11 às 16h;
– 3ª Romaria das Crianças: 09/11 às 10h;
– 19ª Procissão Marítima: 10/11 às 08h;
– 12ª Procissão Ciclística: 09/11 às 16h;
– 1ª Romaria dos Caminhoneiros: 09/11 às 16h;
– 8a Procissão Motorizada: 10/11 às 16h;
– 211ª Procissão Solene de Ida para a Catedral: 15/11 às 16h;
– 211ª Procissão Luminosa de Retorno: 16/11 às 19h.

Mais informações sobre as festividades de Nossa Senhora do Rocio, acesse: https://www.santuariodorocio.com/

Fonte: Assessoria de Comunicação do Santuário de Nossa Senhora do Rocio

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts