Centenas de pessoas, de dioceses do Paraná e de outros lugares do Brasil, participaram, de forma remota, do Seminário da Campanha da Fraternidade (CF) 2025, nos dias 14 e 15 de novembro. O formato on-line foi aderido a fim de propiciar a participação de mais pessoas, tanto ao vivo, quanto depois, dado que as lives estão disponíveis no canal do Youtube da CNBB Sul 2: @CNBBRegionalSul2.  

O seminário foi organizado pela Pastoral da Ecologia Integral (PEI) da CNBB Sul 2 e foi assessorado pelo professor doutor Telmo Pedro Vieira, docente da Universidade Federal de Santa Catarina, e pelo padre Vagner Raitz, assessor regional da PEI.  

Na noite do primeiro dia, o bispo auxiliar de Cascavel e referencial da PEI, dom Aparecido Donizeti de Souza, esteve presente na abertura da live e saudou os assessores e participantes. Em sua fala, o bispo desejou que o seminário ajudasse a provocar no povo paranaense a criação da Pastoral da Ecologia Integral nas paróquias e comunidades. 

“Quando há pessoas empenhadas em criar uma consciência maior sobre a questão da ecologia integral e há práticas concretas nesta questão do cuidado com a Casa Comum, isso vai fazendo a diferença em nossas comunidades”, disse o bispo.  

O objetivo principal do seminário foi colaborar para a capacitação de lideranças regionais e agentes de pastoral frente à CF 2025, que tem por tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A mediadora das duas noites do seminário foi a articuladora da PEI no Paraná, Letícia Framesche. Sobre o tema, ela afirmou: “Ele nos traz uma grande oportunidade de vivenciarmos a experiência de uma vida nova, pois nos coloca em sintonia e conexão com os sinais de ressurreição, os dons da natureza, a beleza das culturas, a conquista da justiça social, o esforço pelo bem comum na sociedade e a paz, tão desejada que começa dentro de cada um de nós”.  

No primeiro dia do seminário, o professor Telmo iniciou fazendo um resgate da história da CF, que nasceu na arquidiocese de Natal (RN), no ano de 1962, como iniciativa para ajudar uma cidade que vivia uma situação de calamidade. No ano seguinte, a iniciativa foi realizada em 16 dioceses do Brasil, e em 1964 foi assumida em âmbito nacional pela CNBB. Ele recordou ainda que este é o 9º ano que a CF aborda uma temática ecológica. Em seguida, professor Telmo discorreu sobre a primeira parte do texto-base da CF 2025: ver/ouvir.  

 

A segunda parte do texto-base da CF 2025: iluminar/discernir, foi abordada pelo professor Telmo no início da segunda noite do seminário. Já a terceira parte: agir/propor foi abordada pelo padre Vagner.  

Segundo avaliou o professor Telmo, o seminário foi muito produtivo e provocador. “Foi um seminário que provocou as pessoas a estudarem o texto-base da CF. Isso é importantíssimo para quem quer trabalhar e, assim, construir o seu material, construir a sua didática para levar esse tema, que é tão importante a todo o povo de Deus. Parabenizo a todo Regional Sul 2, a todos que se envolveram, a fim de que o Paraná tenha a oportunidade de realizar uma linda e abençoada Campanha da Fraternidade, em vista de uma verdadeira conversão ecológica”, afirmou ele. 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APRESENTAÇÃO UTILIZADA PELO PROFESSOR TELMO

Padre Vagner avaliou que o seminário atingiu seu objetivo de dar a conhecer a proposta da CF 2025, a partir do texto-base. “O tema da ecologia integral é necessário, é urgente, mas queremos propô-lo não com desespero, não reforçando o coro dos profetas da desgraça, mas propô-lo com esperança, a partir da Palavra de Deus, da Doutrina Social da Igreja, amparados pela ciência, com muito realismo, e reconhecendo tantas iniciativas que já se concretizam no cuidado da Casa Comum”, disse o padre. 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APRESENTAÇÃO UTILIZADA PELO PADRE VAGNER 

Propostas concretas para viver a CF 2025 

Em sua exposição, após apresentar a terceira parte do texto base da CF, padre Vagner apresentou a iniciativa: “Projeto Eco Catequético”, realizada na sua diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) com a Pastoral da Catequese. O projeto prevê dez sugestões de atividades para serem realizadas pela catequese ao longo do ano 2025, celebrando os 10 anos da Encíclica Laudato Sí. A partir desse projeto, cada paróquia da diocese terá a liberdade de optar por cinco atividades para realizar ao longo do ano. 

Conforme explicou padre Vagner, a iniciativa foi construída sinodalmente, desde o mês junho, em reuniões com um catequista de cada paróquia, na qual foram recolhidas sugestões para um projeto pensado para a catequese. No final da exposição, padre Vagner enfatizou que essa proposta pode ser lançada a todas as pastorais, movimentos e serviços eclesiais, a fim de que realizem ao menos um projeto, atividade ou atitude ecológica ao longo do ano de 2025.  

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O “PROJETO ECO CATEQUÉTICO” 

Uma segunda iniciativa no âmbito da ecologia integral foi apresentada pela Letícia. Trata-se do projeto lançado pela PEI da CNBB Sul 2, no último dia 4 de outubro, chamado: “Festa Paroquial + sustentável”. Cinco paróquias do Paraná serão selecionadas, por meio de um edital, para que suas lideranças sejam capacitadas para executarem o projeto, realizando o descarte correto de todo lixo produzido.  

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO, CLIQUE AQUI! 

 

 

 


As duas lives do seminário estão disponíveis no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB: 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DA PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts