De 01 a 04 de junho, a Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava sediou o 73º Cursilho Masculino da Cristandade da diocese. Ao todo, 47 homens com mais de trinta anos de diversas paróquias participaram do encontro.
O pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Guarapuava, padre Carlos de Oliveira Egler, foi o assessor espiritual dos trabalhos que teve por finalidade, o crescimento pessoal e espiritual, com aplicabilidade de suas ações na família, nas comunidades e na sociedade de um modo geral.
Conforme a coordenação do encontro, os momentos foram enriquecedores tanto para os participantes quanto para quem ajudou em sua elaboração e realização.
A entrada dos “cursilistas” na casa foi às 18 horas de quinta-feira, dia 01 e o encerramento dos trabalhos foi com uma missa no salão social da Casa de Líderes, que iniciou às 17 horas e contou com a participação de mais de mil pessoas.
Durante a celebração que foi presidida por padre Carlos, que assessorou os trabalhos, houve depoimentos de alguns participantes que falaram das experiências obtidas durante os três dias de Retiro. Para padre Carlos, os aprendizados adquiridos com o Cursilho lhe servirão de experiências para toda a vida. “Eu já havia participado de outros Cursilhos, mas este foi o primeiro em que estive todos os dias. Confesso que foi uma experiência única e muito importante. Vou levar o aprendizado para toda a vida. Agradeço imensamente pela oportunidade”, destacou o presbítero.
SOBRE O CURSILHO
O Cursilho começou como um Movimento Católico, na Espanha, em 1948. Seu objetivo era orientar pessoas através de encontros periódicos e despertar nos leigos a consciência do respeito, com base nas doutrinas cristãs, seu sentido prático e seus compromissos comunitários.
O movimento cresceu e, ao longo dos 69 anos de existência, foi responsável por inúmeras mudanças em se tratando de pessoas e comunidades em todo o mundo.
por