A festa da Padroeira do Paraná, em Paranaguá, no final de semana prolongado, levou milhares de pessoas ao Santuário. A participação de fiéis na missa solene foi a maior já registrada e duas grandes procissões encheram as ruas de cor, música e oração.
Nossa Senhora do Rocio, é uma autêntica e devoção popular. A imagem encontrada nas águas da baía de Paranaguá, tem diversos registros históricos de festas e procissões realizadas em sua homenagem, quando o povo agradecia as orações atendidas. Em 2018, a festa foi repetida, oficialmente pela 205ª vez, e a participação popular novamente surpreendeu.
O reitor do Santuário, Padre Joaquim Parron, disse que o balanço da festa é positivo. “Vieram muitos devotos e turistas; o apoio do poder público, a colaboração dos moradores, a organização das equipes de trabalho e o serviço incansável dos voluntários, fez a tudo acontecer com tranquilidade”, afirma o religioso, “dificuldades no acesso e outros problemas foram sendo administrados para a festa manter seu brilho. Certamente quem participou, levou boas lembranças”, concluiu.
A participação do Padre Reginaldo Manzotti, no dia 15, atraiu muitas pessoas desde a manhã e a missa campal teve um número recorde de féis. A maior parte dos romeiros deixou a cidade logo após a procissão solene. Mesmo assim, o show de Moacyr Franco animou a noite na Praça da Fé e teve um bom público.
As duas procissões, bem organizadas, marcaram a Festa de 2018. No dia 15 a “de ida” levou imagem da Padroeira do Paraná do Santuário para a Catedral com um “mar de gente”, registrado em fotos e vídeos. No dia 16 a procissão “do retorno”, encheu outra vez a Rua Professor Cleto. Nesta procissão a população da cidade é responsável em “devolver” a imagem ao Santuário. Uma tradição que também remonta tempos antigos, baseada na narrativa dos antepassados de que a Santa foi levada para a igreja matriz, mas sempre “reaparecia” misteriosamente na igrejinha onde hoje está o Santuário do Rocio.
O Bispo Dom Edmar Peron, sacerdotes da Diocese e os Redentoristas, celebraram e participaram na festa, com outros religiosos e religiosas vindos de todo o país. A prefeitura licitou o palco principal, dando apoio em todo o evento e as secretarias municipais realizaram vários serviços na festa.
“Nos próximos dia, a coordenação reunirá a imprensa para fazer a prestação de contas financeira e oficial do evento” disse o coordenador da festa Milton Costa. “Mas desde já registramos a nossa gratidão imensa a todos que apoiaram, ajudaram e participaram, fazendo da festa de 2018 uma das melhores festas, de todos os tempos, no Santuário”, completou.
(Pastoral de do Santuário do Rocio – Jornalista Giolete Babinski – Mtb 10409)




por