A sede do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba (PR), recebeu na tarde dessa quarta-feira, 23 de outubro, a visita de 33 estudantes do 3º e 4º ano do curso de Bacharelado em Teologia do Studium Theologicum. O propósito da visita foi realizar uma atividade de campo dentro da disciplina de Estágio Pastoral. A maioria dos estudantes eram seminaristas diocesanos e de congregações religiosas e uma religiosa. O professor supervisor da disciplina, padre Roberto Nentwig, do clero da arquidiocese de Curitiba (PR), acompanhou o grupo e explicou que a iniciativa acontece desde 2017, proporcionando aos alunos um ano visitarem a Cúria da Arquidiocese de Curitiba e no outro a sede do Regional Sul 2 da CNBB.
Os estudantes foram acolhidos pelo secretário executivo, padre Valdecir Badzinski, e pelos colaboradores do Regional Sul 2. Em cerca de uma hora, padre Valdecir fez uma exposição ao grupo, apresentando a estrutura da Igreja Católica, desde a Santa Sé, até chegar aos Regionais da CNBB. Ele falou sobre a missão do Regional, sua função na Igreja do Paraná e do Brasil, os trabalhos realizados e os projetos em desenvolvimento. Ao final da exposição, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.
“A Igreja Católica é uma instituição milenar e, enquanto Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, promove a comunhão entre os bispos, a própria igreja, as dioceses. Assim, a CNBB é um local onde estudantes, cientistas da área da religião e da teologia podem abstrair conhecimento sobre como funciona, quais são os anseios e os direcionamentos das ações eclesiais. É importantíssimo quando um curso de teologia faz uma visita técnica como essa para abstrair conhecimentos, aperfeiçoando aquilo que se aprende no curso de teologia. Por isso, essa visita dos estudantes do Studium Theologicum foi, para nós, uma satisfação por podemos contribuir com os estudantes e pesquisadores na área de teologia”, afirmou padre Valdecir.
Segundo padre Roberto, a visita tem por objetivo ajudar os alunos a associarem a teoria à prática. “Assim, eles podem perceber a Igreja se desenvolve não apenas no seu pequeno local, numa comunidade paroquial ou na congregação. Eles precisam entender a Igreja de um modo mais amplo, em todas as suas relações, suas integrações, na sua sinodalidade, tanto na Cúria Arquidiocesana, quanto na CNBB”.
Padre Roberto explicou ainda que, após a visita, os alunos fazem um relatório, o qual completa as horas de estágio pastoral. “Essa tem sido uma atividade muito produtiva e importante dentro do curso de Teologia. Tem sido realizada há alguns anos e sempre avaliada muito positivamente”, disse o padre.
O Missionário Saletino, Irmão Geferson Radavelli Guisso, estudante do 3º ano, avaliou que a visita foi uma grande oportunidade para ampliar os horizontes de compreensão acerca da organização administrativa, econômica, jurídica e pastoral da Igreja. “Na faculdade, aprendemos muitas teorias filosóficas, teológicas e pastorais. Todavia, a visita à sede da CNBB Sul 2, o contato com os colaboradores, a explicação sobre as estruturas da Igreja no Brasil – e, especificamente, no Paraná – nos ajudou a entender com mais profundidade a dimensão da missão evangelizadora na atualidade. Esse encontro, então, conseguiu unir a teoria e a prática sobre a pastoral”, disse ele.
A única mulher entre os estudantes, Irmã Marina Marins Teixeira, da congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, avaliou positivamente a visita. “Foi uma oportunidade valiosa para aprofundarmos nosso entendimento sobre a estrutura da Igreja no Brasil e o papel da CNBB na coordenação das ações pastorais e sociais. Saímos da visita motivados e gratos pela acolhida e pela oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Igreja e a ela nos dedicarmos com mais doação”, afirmou.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2