Com o tema “A Amizade Social e o Encantar a Política”, entre os dias 17 e 19 de novembro aconteceu o 2º Seminário Regional das Escolas de Fé e Política do Regional Sul 2 da CNBB, que compreende ao estado do Paraná. O encontro foi realizado na Casa Diocesana de Evangelização São Paulo Apóstolo, em Ponta Grossa (PR), e contou com aproximadamente 25 participantes, vindos das dioceses paranaenses de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Ponta Grossa, e da diocese de Caxias do Sul (RS).

2º Seminário Regional das Escolas de Fé e Política. Foto – ASCOM Diocese de Ponta Grossa e Rosângela Rigoni

De acordo com a equipe organizadora, os principais objetivos do Seminário foram: propiciar uma maior interação e troca de experiência entre as Escolas e as lideranças do Regional Sul 2 com o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP); refletir sobre o tema, com a assessoria do CEFEP, construindo ao menos uma ação comum para ser desenvolvida pelas Escolas durante o ano de 2024; e fomentar o surgimento novas Escolas de Fé e Política no Regional, além de escolher o próximo representante do Regional para a coordenação ampliada do CEFEP, representando o Regional Sul 2 da CNBB.

2º Seminário Regional das Escolas de Fé e Política. Foto: ASCOM Diocese de Ponta Grossa e Rosângela Rigoni

Presença do CEFEP

Representaram a coordenação do CEFEP, o secretário executivo, padre Paulo Adolfo Simões, e a integrante da Coordenação Executiva como representante da Região Sul (PR, SC e RS), Rita Casiraghi Moschen. Eles estiveram presentes no Seminário dando continuidade ao projeto financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que busca aproximar o CEFEP das escolas e articulações locais.

Padre Paulo Adolfo Simões no 2º Seminário Regional das Escolas de Fé e Política. Foto – ASCOM Diocese de Ponta Grossa e Rosângela Rigoni

A primeira visita aconteceu no mês de maio de 2023, na Escola de Fé e Política ‘Martin Luther King Junior’, da Igreja Batista de Coqueiral, em Recife (PE). A segunda, no mês de julho, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste da estado do Amazonas. A terceira, em setembro, na Escola Dom José Gomes, do Regional Sul 4 da CNBB, em Santa Catarina. Já a quarta foi às Escolas da Bahia, no mês de outubro, na Diocese de Camaçari.

Assessoria

Padre Paulo foi o responsável pela assessoria do Seminário, no sábado à tarde (18). O padre abordou suas considerações na linha da Carta Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti – Sobre a Fraternidade e a Amizade Social, que é também o tema da Campanha da Fraternidade do próximo ano.

“Refleti com eles a partir do caderno Encantar a Política, que já traz uma versão mais abrasileirada dessa proposta, dessa convocação do Papa Francisco, e falei também do projeto Encantar a Política, como foi concebido, construído, quais as suas intenções e os resultados obtidos na primeira edição para a eleição passada e o que temos programado para as eleições de 2024”, disse padre Paulo, em entrevista ao site da Diocese de Ponta Grossa.

O padre disse ainda na entrevista, que “o Seminário é importante para reforçar as Escolas. Cada uma tem uma experiência, para fazer a partilha dessas experiências. Um evento como esse sempre deve trazer gente nova para não continuar falando sempre para os mesmos. Vi gente nova aqui hoje. Para a coordenação do CEFEP é muito interessante fazer esse contato com as bases para ver como de fato as coisas acontecem”, ressaltou padre Paulo.

2º Seminário Regional das Escolas de Fé e Política. Foto: ASCOM Diocese de Ponta Grossa e Rosângela Rigoni

Articulação

Atualmente estão em funcionamento seis Escolas de Fé e Política no estado do Paraná. No site do CEFEP, você encontra quais são e a rede de contato com as coordenações. Para acessar saber mais, clique aqui.

Nova Representação

“A expectativa é contribuir para o desenvolvimento do movimento das Escolas de Fé e Política no Regional Sul 2 e na Região Sul, como um todo”, afirmou Claudimar Barbosa em entrevista ao site da Diocese de Ponta Grossa. Claudiomar é coordenador da Escola de Fé e Política Magnifcat, da Diocese de Ponta Grossa, e vai assumir uma nova missão em 2025. Ele foi escolhido o novo representante do Regional Sul 2 na Coordenação Executiva Ampliada do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP). Atualmente, o representante do Regional Sul 2 na Coordenação Executiva, é Tales Falleiros Lemos, que permanece no serviço até o final de 2024.

(Fonte: Site CEFEP)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts