A Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava, acolheu, nos dias 16 e 17 de outubro, o Encontro Regional das Coordenações Diocesanas do Serviço de Animação Vocacional (SAV). O evento reuniu 22 participantes, entre coordenadores e representantes do SAV de 10 dioceses do Paraná, além de um membro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

O encontro contou com a presença do bispo de Foz do Iguaçu e referencial para o SAV/PV no Regional Sul 2 da CNBB, Dom Sérgio de Deus Borges. Segundo Dom Sérgio, o momento foi de partilha, planejamento e sintonia com o processo nacional de animação vocacional. “Trabalhamos o pré-congresso vocacional, porque no próximo ano teremos o 5º Congresso Vocacional do Brasil. Então, realizaremos um congresso regional no mês de maio do próximo ano, preparando o caminho para o congresso nacional”, explicou o bispo.

Além da preparação, o encontro também foi ocasião para uma avaliação do caminho percorrido até aqui. “Fizemos um pouco a avaliação da nossa caminhada e o programa do SAV e da Pastoral Vocacional para o ano de 2026”, completou Dom Sérgio.

Representantes de dez dioceses do Paraná participaram do encontro, fortalecendo o trabalho conjunto e a troca de experiências. “Temos uma boa presença das dioceses”, destacou Dom Sérgio. “Algumas estão representadas por seus assessores diocesanos, outras pelos coordenadores da pastoral vocacional. Também temos seminaristas participando, e isso é muito bonito, porque eles já assumem a missão de animar vocacionalmente nossas Igrejas e nossas dioceses.”

Entre os principais desafios da animação vocacional, o bispo ressaltou a importância do acompanhamento pessoal dos jovens. “Um dos desafios é a questão do acompanhamento vocacional: como desenvolver um bom acompanhamento de nossos adolescentes e jovens na caminhada vocacional”, observou.

Para responder a essa necessidade, Dom Sérgio lembrou da Escola Vocacional Regional, que vem formando agentes capacitados para o discernimento. “Temos a Escola Vocacional Regional, que está preparando acompanhadores vocacionais. É uma dimensão fundamental para que esse processo leve a um verdadeiro discernimento e ajude na integridade da resposta vocacional do candidato e da candidata”, afirmou.

O encontro dos coordenadores encerrou-se ao meio dia desta sexta-feira (17). Ainda neste final de semana, da noite desta sexta-feira (17) ao meio-dia do domingo (19) acontece em Guarapuava, na Casa de Formação Juan Diego, mais uma etapa da Escola para Acompanhadores Vocacionais.

Texto: Jorge Teles | Fotos: Pe Matheus Kurta

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts