Entre os dias 23 e 25 de maio, a diocese de Apucarana sediou o Encontro Regional do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV-PV) do Regional Sul 2 da CNBB. Realizado no Centro de Evangelização Sagrada Família (CEFAS), o evento reuniu 50 agentes vocacionais, representando 15 dioceses do Paraná, com o objetivo de aprofundar o tema “O despertar e o acompanhamento vocacional na adolescência”. 

A assessoria do encontro foi realizada pela Irmã Silvia Cristina Maia, CR, psicóloga e colaboradora do Centro Âncora, de Curitiba (PR). Com uma abordagem psicoespiritual, a religiosa destacou os desafios próprios da adolescência, período marcado por transições e incertezas, e a importância de um acompanhamento sensível e gradual por parte dos animadores vocacionais. 

A programação incluiu momentos de oração conduzidos por seminaristas da diocese de Apucarana, celebrações eucarísticas, palestras, trabalhos em grupo e partilhas de experiências. No sábado, a missa aconteceu na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, presidida pelo bispo de Foz do Iguaçu e referencial para o SAV-PV no Paraná, dom Sérgio de Deus Borges. 

Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos realizados pelo SAV-PV do Regional e o planejamento das próximas atividades, incluindo a realização do Congresso Vocacional Regional em 2026. 

 

Dom Sérgio de Deus enfatizou a relevância do papel dos animadores vocacionais: “O acompanhador vocacional é aquele que ajuda no processo, não é aquele que decide, é aquele que orienta para que assim o adolescente, o vocacionado, possa ir vendo os sinais de Deus, o chamado de Deus na sua caminhada, na sua vida.” 

O bispo falou também da importância de formar novos acompanhadores e equipes vocacionais, que tenham como fundamento a experiência de Deus e o encontro com Jesus: “É Jesus que chama, é Ele que nos indica o caminho. Ele nos conduz pelas mãos e nos diz: vem comigo, vamos caminhar, eu tenho uma meta para a sua vida e essa meta é bela, essa meta traz sentido à vida. Sem esquecer de que colaborar com Jesus na caminhada neste mundo é sempre uma graça. É e será sempre uma grande bênção para a nossa vida ser colaborador de Deus no tempo presente”. 

A colaboradora do SAV da diocese de Toledo (PR), Lucimara Carraro, compartilhou: “O encontro foi elucidador sobre a fase da adolescência em que se encontram muitos vocacionados. Aspectos profundos do comportamento desses meninos e meninas foram percebidos, mas não apenas sobre uma perspectiva técnica, mas com um olhar amoroso, disposto a escutar e a proporcionar a experiência de Deus que todos precisam e merecem. Foi uma experiência transformadora, permeada de amor, em meio à aprendizagem e discernimento de nossa atuação junto às novas gerações”. 

O coordenador regional do SAV-PV, Padre Roberto Cesar de Oliveira, destacou a continuidade do trabalho: “Os encontros do SAV-PV em nosso Regional tem seguido um itinerário, que realmente desperta a nossa consciência para a importância do Acompanhamento Vocacional. Nesse sentido, nos próximos anos, trabalharemos os temas do acompanhamento vocacional na Juventude e na Idade Adulta”. 

Avaliando o encontro, padre Roberto disse: “O tema ajudou-nos compreender a importância da Animação Vocacional na fase da adolescência. Com certeza, saímos do encontro com conhecimentos e instrumentos que nos ajudarão nesta nobre e árdua missão do acompanhamento vocacional”.  

O encontro reforçou o compromisso do Regional Sul 2 da CNBB com a formação de agentes capacitados para acompanhar os jovens em seu processo de discernimento vocacional, reconhecendo a importância de um olhar atento e amoroso às particularidades de cada fase da vida. 

Confira a reportagem, em vídeo, realizada pela D.A. TV:  

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts