Entre os dias 21 e 25 de julho, aconteceu o Encontro dos Secretários e Secretárias Executivos dos 19 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento reuniu representantes de todas as regiões do país para momentos de escuta, planejamento e partilha de experiências pastorais.
Na noite do primeiro dia, 21, a Eucaristia de abertura aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Ondina, e foi presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, cardeal dom Sergio da Rocha; ladeado pelo presidente do Regional Nordeste 3, dom Dirceu de Oliveira Medeiros; e pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Durante os cinco dias, os participantes tiveram uma intensa programação que incluiu orações, partilhas dos regionais, discussões sobre o Jubileu 2025, a COP30, além de visitas a locais históricos e religiosos, como a Catedral Basílica de Salvador, a Igreja do Rosário dos Pretos, o Santuário de Santa Dulce dos Pobres e o Santuário do Senhor do Bonfim, onde foi realizada a celebração de encerramento, ao final da manhã de sexta-feira, dia 25.
Entre os participantes, esteve presente o padre Valdecir Badzinski, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná). Em sua reflexão sobre o encontro, ele destacou que encontrar-se com o secretariado executivo da CNBB, junto com aqueles que governam desde a sede de Brasília, é uma riqueza muito grande. “A gente começa a perceber a magnitude das ações eclesiais em todo o território brasileiro e a incisão que a Igreja tem em cada região, tendo em vista a peculiaridade das realidades sociais onde a Igreja está inserida”, disse padre Valdecir.
Além disso, padre Valdecir considerou como muito peculiar a experiência de estar em Salvador, tendo em vista que lá se inicia a história da Igreja no Brasil. “De maneira muito especial, estar onde Santa Dulce dos Pobres atuou a partir de sua fé é uma experiência inexplicável, por isso foi um encontro de grande crescimento. E ao retornar para o Regional Sul 2, volto com grandes expectativas e maiores clarezas na condução do nosso Regional”, afirmou.
O encontro reforçou a importância do papel dos secretários e secretárias executivos na articulação pastoral e na comunhão entre os regionais, promovendo uma ação evangelizadora cada vez mais integrada com as realidades locais.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Fotos: Sara Gomes – CNBB Regional Nordeste 3