Do Paraná, participaram 16 padres.

Entre os dias 14 e 18 de julho, Belo Horizonte (MG) sediou o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). Com a participação de aproximadamente 200 formadores de 120 dioceses ligadas a 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro teve como objetivo principal refletir sobre o processo formativo dos futuros presbíteros à luz do Documento 110 da CNBB, que trata das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.

O assessor do encontro foi o padre Fábio de Freitas Guimarães, que conduziu os participantes na releitura crítica e propositiva do documento por meio do tema: “O Itinerário Formativo no Documento 110: avaliações e propostas”. O texto, aprovado “ad experimentum” pela CNBB, está passando por um processo de escuta e revisão, em diálogo com a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari.

Segundo o presidente da OSIB, padre Vagner Pacheco, a escolha do tema se justifica pela necessidade de rever o documento à luz da prática vivida nos seminários:

“Este documento foi aprovado pelos nossos bispos ad experimentum. Em diálogo com dom Ângelo, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, percebemos a importância de atualizá-lo segundo as orientações da Igreja. Estes dias de encontro são uma oportunidade para revisitar o texto e, mais do que isso, apontar caminhos que possam ser melhor iluminados. Estamos fazendo esse percurso com atenção e profundidade”, afirmou.

Durante as exposições e trabalhos em grupo, os participantes tiveram a oportunidade de revisitar cada etapa do itinerário formativo — humano, espiritual, intelectual e pastoral — identificando aspectos que podem ser aprimorados ou melhor esclarecidos no documento.

“Estamos fazendo o percurso passo a passo, etapa sobre etapa, e ao mesmo tempo apontando caminhos que ajudem a tornar mais claros os horizontes formativos propostos pela Igreja no Brasil”, destacou o presidente da OSIB, padre Vagner Pacheco.

O processo de revisão das Diretrizes acontece em espírito sinodal, com escuta ativa dos que vivem cotidianamente a missão de formar novos presbíteros. A expectativa é que as contribuições levantadas durante o encontro da OSIB subsidiem os próximos passos da CNBB na reelaboração do Documento 110, promovendo uma formação cada vez mais integral e em sintonia com as exigências pastorais da Igreja no Brasil.

 

Padres do Paraná que participaram do encontro

Padres do Paraná

Participaram do encontro 16 padres do Paraná que atuam na formação dos seminaristas. Entre eles, estava o presidente da OSIB-PR, padre Sandro Ferreira, da arquidiocese de Maringá (PR). Ele relatou que os padres paranaenses presentes no encontro viveram momentos de convivência e reflexão sobre as atividades previstas para o segundo semestre deste ano. Destacou ainda que o trabalho em grupo foi um dos pontos altos do evento.

“Foram partilhas muito ricas, com seriedade e profundidade, sobre as alegrias e os desafios que enfrentamos hoje em nossos seminários. Participar desta semana foi uma oportunidade para perceber a riqueza de nossa Igreja no âmbito da formação dos futuros presbíteros no Brasil”, disse padre Sandro.

O reitor da etapa do discipulado na diocese de Jacarezinho, padre Edson Mariano da Silva, também sublinhou a importância dos momentos de partilha:

“Participar da OSIB foi de grande valia para compreendermos melhor o cenário do processo formativo nas diversas regiões do Brasil. As partilhas realizadas nos ajudaram a perceber os caminhos possíveis para uma Igreja sinodal. Revisitar o Documento 110 reacendeu em todos nós a esperança e a certeza de que estamos trilhando o caminho de Jesus Cristo”, afirmou padre Edson.

Já o padre Rodrigo Ferreira dos Santos, reitor do Seminário Dom Virgílio de Pauli, etapa da configuração da diocese de Campo Mourão (PR), além de valorizar as partilhas, destacou a relevância da temática abordada durante o encontro:

“A temática deste ano foi ótima, bem como a organização dos momentos de reflexão e partilhas em grupos que foram formados com padres de diversos regionais que possibilitando compreender um pouco mais as diversas realidades formativas na atualidade em todo país, bem como adquirir elementos fundamentais a partir da escuta dos irmãos formadores, para pensar a formação em vista de nossa realidade diocesana”, disse padre Rodrigo.

Conheça a OSIB-PR: 

Com informações: Portal CNBB

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts