Na manhã dessa sexta-feira, 27 de junho, a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, viveu mais um momento histórico. Com a presença de Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e referencial para a missão, aconteceu o encerramento do 5º ano letivo da Escola São Paulo VI.  

Dom Mário, juntamente com o padre Francisco Gecivam Vieira Garcia, da arquidiocese de Maringá, desembarcaram na Guiné-Bissau na tarde dessa quinta-feira, 26, para uma visita pastoral missionária de 12 dias. Com uma programação extensa, a visita do bispo e do padre inclui participar de momentos importantes da vida da Missão São Paulo VI, como a inauguração do Centro de Recuperação Nutricional, além da ordenação episcopal do novo bispo de Bafatá, dom Victor Luís Quematcha. 

Nesse primeiro dia da visita, dom Mário acompanhou o encerramento do ano letivo da Escola da Missão, que já está no 5º ano de funcionamento. Após a merenda escolar, dom Mário e padre Gecivam visitaram cada sala de aula, conversaram com os alunos e professores e receberam deles homenagens, em canto ou poesia declamada. Em seguida, todos os alunos se reuniram no saguão da escola e foram entregues certificados a alguns alunos que se destacaram em algum quesito ao longo do ano, como frequência, nota ou comportamento. Além disso, no final do turno, os pais estiveram presentes para receber o boletim dos filhos.  

Neste 5º ano de funcionamento, a escola teve 225 alunos matriculados em turmas que vão desde a educação infantil até o quarto ano.  

A missionária leiga Salete Lang, que pertence à diocese de Ponta Grossa e é diretora da Escola São Paulo VI, destacou a emoção vivida durante a visita de dom Mário. A presença do bispo e do padre Gecivam encantou os pais, que participaram desse momento tão acolhedor e significativo na escola. “Foram muitos abraços e os pais vieram manifestar a dom Mário, ao padre Francisco e a nós, missionários, o agradecimento. Eles são muito gratos pela presença da escola aqui e pela maneira como ela está sendo conduzida”, afirmou Salete. Segundo ela, a procura por vagas deve aumentar significativamente no próximo ano, tamanha a confiança das famílias na qualidade da educação oferecida. 

Confira o vídeo sobre a visita: 

 

Visita de Dom Mário 

No, 28 de junho, dom Mário e padre Gecivam participarão da ordenação episcopal e posse do 2º bispo da diocese de Bafatá, onde a Missão São Paulo VI está sediada. Após 4 anos de sede vacante, no dia 8 de março, o Papa Franciso (in memoriam) anunciou a nomeação de um novo bispo para Bafatá: Dom Victor Luís Quematcha. Dom Victor é guineense, tem 58 anos e pertence a Ordem dos Frades Menores. No momento da sua nomeação, exercia a função de Definidor Geral dos Frades de São Francisco de Assis para a África (Ordem dos Frades Menores). No domingo, 29, eles também participaram da primeira missa do novo bispo na Catedral Imaculada Conceição, em Bafatá.  

Clique aqui e confira a programação completa da visita pastoral missionária de Dom Mário.  

 

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista 

 

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts