A diocese da Campanha (MG) viveu dias marcados por fé, emoção e profunda comunhão eclesial com a posse canônica de seu novo bispo, Dom Walter Jorge, realizada no dia 17 de janeiro de 2026, na Catedral Santo Antônio, no município de Campanha (MG).
A preparação para este momento foi vivida de forma muito bonita e participativa. O povo de Campanha aguardava com grande expectativa e alegria esse momento tão esperado, organizando-se com carinho e dedicação para acolher o novo pastor. Em clima de oração e esperança, a cidade viveu dias de intensa mobilização, demonstrando o amor e a unidade da Igreja local.
Esse mesmo espírito foi partilhado pelos visitantes da diocese de União da Vitória (PR), que se fizeram presentes de maneira expressiva. Uma caravana formada por um ônibus de 60 lugares, além de carros, com padres e representantes da Igreja Particular de União da Vitória para participar deste momento histórico. Entre os participantes, Ivone Magnani Pasquali, diretora da Cáritas Diocesana de União da Vitória, destacou o significado dessa presença:
“Foram 17 horas de viagem, mas entendemos que ‘onde está o bispo, está a Igreja’. Dom Walter Jorge foi muito importante para a diocese de União da Vitória e, pelo carinho que todos nós temos por ele e pela missão que exerceu em nossa diocese, foi uma honra participar da posse de Dom Walter Jorge como bispo da Diocese da Campanha.”
Na sexta-feira, dom Walter Jorge foi oficialmente recebido na diocese da Campanha por meio da Congada, manifestação cultural e religiosa tradicional, marcada por cantos, danças e expressões de fé, que preserva a identidade histórica e cultural do povo mineiro, especialmente ligada à devoção popular e às raízes afro-brasileiras.
Após a acolhida, dom Walter, juntamente com os visitantes da diocese de União da Vitória e fiéis da diocese da Campanha, dirigiu-se à capela da cúria diocesana de Campanha, onde aconteceu a celebração de acolhida e a apresentação da diocese. Na ocasião, foi recebido por padres, diáconos, prefeito, vereadores, funcionários da cúria diocesana, familiares, além de fiéis e visitantes. Durante a celebração, dom Walter recebeu mensagens de boas-vindas e homenagens que recordaram momentos marcantes de sua vida e trajetória vocacional. Ao final, dirigiu palavras de agradecimento, e a noite foi encerrada com um coquetel de confraternização.
No sábado, dia da posse, aproximadamente 4 mil pessoas participaram da celebração, lotando a catedral Santo Antônio, bem como as tendas montadas e a praça em frente à catedral,
evidenciando a expressiva participação do povo de Deus e o carinho com que dom Walter Jorge foi acolhido.
Para acolher o grande número de fiéis, a paróquia organizou um espaço externo estruturado, com cobertura, cadeiras e telão, garantindo que todos pudessem acompanhar a celebração com conforto. No interior da igreja, estiveram presentes autoridades civis, membros do clero, religiosas e religiosos, além de fiéis e visitantes vindos de outras dioceses.
Antes do início da Santa Missa, dom Walter Jorge foi acolhido pelo arcebispo de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella, que o apresentou ao padre Luzair Coelho de Abreu, arcediago do Cabido de Cônegos e administrador diocesano durante o período de vacância episcopal, bem como aos demais cônegos. Em seguida, dirigiram-se à capela do Santíssimo Sacramento, onde foi vivido um breve momento de oração e adoração.
A Santa Missa teve início sob a presidência de dom José Luiz Majella que, após a saudação inicial, deu continuidade ao rito da posse canônica. O cônego Bruno César Dias Graciano, pároco da catedral Santo Antônio, realizou a leitura e apresentação das letras apostólicas, que oficializam dom Walter Jorge como bispo da diocese da Campanha, ao colégio de consultores e ao povo de Deus. Na sequência, o arcebispo entregou ao novo bispo o báculo, sinal do pastor chamado a conduzir o rebanho, e o conduziu à cátedra episcopal, localizada na capela-mor da catedral.
Sobre o pastoreio exercido por dom Walter, o padre Sidnei Reitz, chanceler da cúria da diocese de União da Vitória, ressaltou:
“Dom Walter Jorge sempre se fez muito presente, e sabemos o quanto isso é essencial para a vida da Igreja. Quando o pastor caminha perto do povo, como nos recordava o Papa Francisco, ele conhece a realidade do rebanho, partilha suas alegrias e dores e compreende verdadeiramente o que cada um vive. Dom Walter é esse pastor que não teme o ‘cheiro das ovelhas’: aproxima-se, faz-se próximo, caminha lado a lado e ilumina o caminho. Na Diocese da Campanha, vocês terão um pastor presente, atento e disponível.”
No domingo, 18 de janeiro, dom Walter Jorge presidiu a sua primeira Santa Missa como bispo da diocese da Campanha, celebrada na catedral Santo Antônio. O pároco da catedral, cônego Bruno César Dias Graciano, acolheu o novo bispo, destacando a história da cidade de Campanha e sua importância para a diocese e para toda a região sul-mineira. Além da presença de padres da diocese da Campanha, a celebração contou com a concelebração de padres da diocese de União da Vitória, em sinal de comunhão entre as Igrejas particulares.
A missa dominical teve caráter especial de gratidão, reunindo também muitos voluntários que atuaram na organização dos eventos da posse canônica. Antes da bênção final, dom Walter recebeu as boas-vindas dos representantes das pastorais e movimentos da diocese, que o saudaram com grande alegria. Ao final, concedeu uma bênção especial aos voluntários, reconhecendo o empenho e a dedicação de todos.
Após a celebração, dom Walter Jorge, acompanhado de familiares, padres e seminaristas da diocese da Campanha, participou de um almoço de confraternização no seminário diocesano, juntamente com os fiéis, padres e visitantes da diocese de União da Vitória. Ao término do encontro, dom Walter Jorge realizou a oração de envio dos que retornariam em caravana.
Representando os leigos da diocese de União da Vitória, Luis Parastchuk expressou o sentimento do povo:
“Foi uma alegria o tempo que dom Walter Jorge passou conosco em União da Vitória. Ele foi uma pessoa muito boa para a nossa diocese e para todo o nosso povo. Aprendemos muito com ele. Fomos muito abençoados e, agora, o sentimento é de saudade, mas também de alegria, pois sabemos que a diocese da Campanha está recebendo um grande pastor.”
Com a posse de dom Walter Jorge na diocese da Campanha, a diocese de União da Vitória entra agora em período de vacância episcopal. Nos próximos dias, o colégio de consultores deverá se reunir para eleger o novo administrador diocesano, que ficará responsável pela condução pastoral e administrativa da diocese até a nomeação de um novo bispo pelo Santo Padre.
Vividos em clima de fé, esperança e gratidão a Deus, os dias da posse canônica expressaram a unidade do povo de Deus, que acolheu com alegria o pastor enviado pelo Senhor para conduzir a diocese da Campanha, fortalecendo sua missão evangelizadora.
Que Deus abençoe a nova missão de Dom Walter Jorge!
Por: Setor de Comunicação – Diocese de União da Vitória


por