Na manhã de sábado, 28 de junho, a diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África, viveu um momento histórico e muito esperado, a ordenação e posse do seu segundo bispo diocesano: dom Victor Luís Quematcha. A diocese estava vacante há quatro anos, desde a morte de dom Pedro Carlos Zilli (31/03/2021), e recebeu a notícia da nomeação do novo bispo no dia 8 de março de 2025.  

A celebração de ordenação episcopal aconteceu em frente à Catedral Imaculada Conceição, em Bafatá, e foi presidida por dom Waldemar Sommertag, núncio apostólico dos países: SenegalMauritâniaCabo Verde e Guiné-Bissau. Concelebraram bispos da Guiné-Bissau, de Senegal, de Cabo Verde, de Portugal e também do Brasil, representado pelo bispo de Paranavaí (PR) e referencial para a missão no Paraná, dom Mário Spaki.  

Padres, religiosos, religiosas, missionários, autoridades civis, lideranças leigas e cerca de três mil fiéis participaram da celebração, que durou quase cinco horas em clima de fé, simplicidade e alegria. 

Sobre a celebração, dom Mário testemunhou: “Pense numa celebração bonita, com muitas danças, com muita animação, com rostos expressivos, sorrisos, alegria contagiante de todos. Foram cerca de 3 mil pessoas que vieram de Bafatá e região para participar desse momento celebrativo, festivo, central da diocese”.  

A Missão Católica São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém na Guiné-Bissau desde o ano de 2014 está sediada na cidade de Quebo, pertencente à diocese de Bafatá. Sendo assim, celebra e vive esse momento histórico e festivo da diocese, que acolhe o novo bispo, para dar continuidade a seu caminho evangelizador.  

Na próxima quinta-feira, 3 de junho, dom Victor participará da inauguração oficial do Centro de Recuperação Nutricional de Quebo. Ocasião em que visitará a comunidade missionária, e terá um momento de diálogo com dom Mário e os missionários diácono Pedro Lang e Salete Lang.  

 

Primeira missa do novo Bispo de Bafatá 

Um dia após a sua ordenação episcopal, 29 de junho, dom Victor presidiu a sua primeira missa como bispo diocesano. A celebração, no mesmo local da ordenação, e foi carregada de emoção e simbolismo. 

Em sua homilia, dom Victor destacou a coincidência da sua primeira missa com a solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Ele manifestou o desejo de ser “um pastor que sente o cheiro das suas ovelhas e que está presente nas tabancas, nas regiões e, sobretudo, nos corações feridos”. Acrescentou que não chegou à diocese de Bafatá com planos, ideias ou soluções previamente definidas, mas com a intenção de escutar, dialogar e caminhar com o povo. “Quero ouvir as pessoas e caminhar com elas, para o bem da diocese e do seu povo”, afirmou. 

A Eucaristia contou com a presença de alguns dos bispos que participaram na celebração de ordenação episcopal, assim como de padres, religiosos, representantes das autoridades locais, fiéis vindos de diferentes paróquias da diocese e membros da sociedade civil. O ambiente foi de comunhão, fé e esperança renovada para o futuro da Igreja em Bafatá. 

Com dom Victor Luís Quematcha, inicia-se um novo capítulo na caminhada da diocese de Bafatá, fundada há pouco mais de duas décadas, dando continuidade à missão evangelizadora iniciada por dom Pedro Carlos Zilli, que conduziu a diocese nos seus primeiros 20 anos. 

 

Biografia do novo bispo 

Monsenhor Víctor Luís Quematcha nasceu em 27 de abril de 1967 em Cumura, Bissau (Guiné-Bissau). Realizou o noviciado na Ordem dos Frades Menores nos anos de 1990 e 1991, em Lomé (Togo). Entre 1991 e 1993, fez os estudos de filosofia e ciências humanas no Instituto Salesiano em Lomé (Togo). A graduação em Teologia foi realizada no Seminário Maior de Anyama em Abidjan (Costa do Marfim), nos anos de 1993 a 1997. 

Quanto à formação religiosa, fez a profissão perpétua na Ordem dos Frades Menores 30 de agosto de 1997 em Brá (Guiné-Bissau). Foi ordenado sacerdote em 2 de maio de 1998, em Nhoma (Diocese de Bissau). 

Suas experiências pastorais e funções assumidas na Igreja foram: 

– 1997-2000: Vice-Mestre dos noviços em Dapaong (logo). 

– 2000-2004: Reitor do Seminário Menor de Brá (Guiné-Bissau). 

– 2004-2006: Obteve a Licenciatura em teologia moral na Pontifícia Academia Alfonsiana em Roma, iniciando em seguida o doutorado. 

– 2006-2021: Professor de teologia moral no Seminário Maior interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta em Bissau (Guiné-Bissau). 

– 2007-2009: Mestre dos Professos temporários em Brá (Guiné-Bissau). 

Atualmente exercia a função de Definidor Geral dos Frades de São Francisco de Assis para a África (Ordem dos Frades Menores). 

 

Karina de Carvalho Nadal | Jornalista da CNBB Sul 2
Com informações e fotos: Rádio Sol Mansi

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts