Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos foi ordenado bispo na paróquia São Miguel Arcanjo, no município de Irati (PR), diocese de Ponta Grossa, na noite da última sexta-feira, 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição. Os bispos ordenantes foram o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, o bispo da diocese de Caraguatatuba (SP), Dom José Carlos Chacorowski, e o bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), Dom Sergio Arthur Braschi.

A celebração contou com expressiva participação de bispos do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, bem como de sacerdotes da arquidiocese de Porto Alegre, da diocese de Ponta Grossa e religiosos Vicentinos. Mais de 2 mil pessoas participaram da ordenação, que foi transmitida, ao vivo, pela TV Evangelizar, pelas redes sociais da prefeitura de Irati e foi acompanhada por diferentes meios de comunicação da região.
Homilia de Dom Jaime Spengler
Em sua homilia, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, dirigiu-se ao colega de episcopado recordando a solenidade da Imaculada Conceição. “Recordamos, neste dia, as maravilhas que Deus fez e continua fazendo em nós, por nós e entre nós. No encontro com o Anjo, Maria é denominada a cheia de graça, a bendita, a escolhida. Maria é a proclamação viva da graça divina. Hoje, invocamos a graça do Espírito Santo sobre este nosso irmão, chamado ao episcopado. Aquela jovem de Nazaré se confiou à Palavra. Ela ouviu e acolheu, e nela a Palavra se fez carne. Maria o fez de forma simples, mais com o testemunho do que com discursos. O bispo, com o apoio da graça, é chamado a crescer cada vez mais no caminho da santidade, por meio do exercício do Ministério, no ouvir à Palavra, no ensinar a Palavra, no estilo de vida, na forma de vida do bispo deve manifestar o andar com o Senhor.”
Mensagem de Dom Odair
Em sua mensagem de agradecimento, Dom Odair Miguel lembrou São Vicente de Paulo, fundador da Congregação da Missão. “Como batizados devemos cuidar do próximo como a nós mesmos”, destacou. “Conto sempre com as orações de todos, diante do desafio que a santificação, o governo e o ensino do povo exige. Fazer com que Cristo seja o centro da vida de cada cristão. Que cada coração pulse pelo Senhor, tornando o nosso coração mais vivo e ardente. Celebramos a Imaculada Conceição, neste dia. Muitos padres e diáconos foram ordenados neste dia, assim como eu escolhi como data para a minha ordenação episcopal. No dia 31 de agosto [quando recebeu o telefonema da Nunciatura Apostólica comunicando da sua nomeação como bispo auxiliar] minha vida como padre mudou. Aquele Sim me fez recordar outros sim durante a caminhada vocacional e fortalece a nova missão na Arquidiocese de Porto Alegre”.
Rito de Ordenação
O rito de ordenação episcopal de Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos compreendeu a imposição das mãos sobre a cabeça e a oração consecratória, ato que repete o gesto dos apóstolos. Durante a consagração, o livro dos Evangelhos foi aberto e pousado sobre a cabeça do futuro bispo. Em seguida, ocorreu a unção da cabeça do eleito, com óleo do Crisma, gesto que remonta como o povo de Israel elegia seus líderes. E, contemplou ainda, o momento da entrega das insígnias episcopais: o anel, símbolo da esponsalidade com a Igreja; a mitra, sinal da santidade da Igreja; e o báculo, que representa o cajado do Bom Pastor no cuidado do rebanho.
Dom Odair celebrou sua primeira missa como bispo ordenado no sábado (9), na capela São Pedro, comunidade onde Dom Odair nasceu. No domingo (10), o bispo rezou pela manhã a Missa na paróquia São Miguel Arcanjo e a tarde no cemitério de Guamirim, onde estão sepultados os seus pais. Dom Odair Miguel será o bispo referencial para o Vicariato de Guaíba e da dimensão Justiça, Caridade e Paz na Arquidiocese de Porto Alegre.





Assista a celebração de Ordenação Episcopal de Dom Odair:
por