O grande encontro dos missionários e missionárias dos 36 países de toda a América aconteceu de 19 a 24 de novembro, em Ponce, Porto Rico. A abertura do 6º Congresso Americano Missionário (CAM6) ocorreu com a missa no Anfiteatro Juan Pachín Vicéns, reunindo mais de 12 mil pessoas, marcando também a celebração da Solenidade de Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência, patrona de toda a nação porto-riquenha.

O CAM6 teve por tema: “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo”, inspirado pelo lema “América, na força do Espírito, testemunhas de Cristo”. O encontro reuniu cerca de 1500 missionários e missionárias de todo o continente americano, entre eles 62 do Brasil.
Partilha sobre a Missão Ad Gentes da Igreja do Paraná
Do Paraná, participou o bispo de Paranavaí (PR) e referencial para a dimensão missionária no estado, dom Mário Spaki. Ele e a leiga Victória Holzbach, do Conselho Missionário Regional do Rio Grande do Sul, realizaram oficinas no período da tarde do congresso, onde partilharam sobre a Missão Ad Gentes que ambos os regionais mantêm no continente Africano. A Igreja do Paraná com a Missão São Paulo VI, no país da Guiné-Bissau, há 10 anos; e a Igreja do Rio Grande do Sul, no país de Moçambique, há 30 anos.

“Foi uma grande alegria para nós, sermos convidados para expor no Congresso Americano Missionário a experiência do Paraná no país da Guiné-Bissau. Foram em três grupos específicos no período da tarde, foi um momento muito bonito, fizemos algumas dinâmicas, as pessoas se colocando na atitude de missionários e a gente viu nos olhos deles o brilho que provoca a missão. Foi um momento de grande alegria nós poder partilhar com a igreja a nossa experiência”, afirmou dom Mário.
Sobre a participação no Congresso, dom Mário afirmou que, logo na celebração de abertura, ele pôde sentir o coração da América pulsando e o chamado para nós de que a América ainda está demorando em devolver o que recebeu por 500 anos.
“Por 500 anos nós recebemos missionários que não vieram com o bolso vazio, trouxeram recursos, construíram Igrejas, seminários… Até hoje recebemos doações de outros continentes. Agora, chegou o momento de nós doarmos. E esse Congresso é um ponto de chegada, onde vemos as experiências vivas. A missão gera alegria, entusiasmo, ela é contagiante e, por isso, vale a pena ser missionário de coração”, disse o bispo.
Mensagem do Papa Francisco aos missionários e missionárias de toda a América
Durante a manhã do dia 21 de novembro, o cardeal Enrique Porras Cardozo, presidente delegado do CAM6, leu a mensagem que o Papa Francisco enviou aos participantes do 6º Congresso Americano Missionário.
O Papa recordou a oração trinitária que fez em preparação para este Congresso, cujo fundamento é o encontro com Deus como filhos. “Exemplo desta maravilha são tantos missionários que, com palavras e ações, a anunciaram”, recordou ao evocar aquela oração.
O prodígio é operado em nós pelo Espírito Santo, invocado na Igreja desde os seus primórdios, como o demonstra a obra realizada em Maria, modelo de evangelização, e que se comunica em todas as línguas a todos os povos.
“Imitando o seu exemplo de dedicação e amparados pelo seu cuidado maternal e providente, sejamos sempre seus discípulos missionários até aos confins da terra. Que ela cuide de você e que Jesus te abençoe sempre”, concluiu o Santo Padre em sua mensagem.
CLIQUE AQUI E LEIA A MENSAGEM NA ÍNTEGRA
Brasil vai acolher o 7º Congresso Americano Missionário (CAM7) em 2029
Com muita festa, a comitiva de brasileiros recebeu a notícia de que o Brasil será a casa do 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), em 2029. O anúncio foi dado no domingo, 24 de novembro, ao final do CAM6.
O Congresso Americano Missionário é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), reunindo mais de 35 países da América, em parceria com as Conferências Episcopais. A Igreja no Brasil assume a responsabilidade de acolher este importante encontro no próximo ciclo, dando continuidade ao processo de organização e animação em vista da realização do CAM7.
O CAM7 vai acontecer em uma das Igrejas particulares do Brasil, em local ainda a ser definido. A partir do anúncio, as dioceses brasileiras terão a oportunidade de apresentar suas candidaturas para sediar o evento, que será decidido na próxima Assembleia Geral da CNBB, em diálogo com a direção nacional das POM.
Confira a cobertura completa do CAM6 no site: https://pom.org.br/
Fonte: Site das Pontifícias Obras Missionárias