Os 50 anos de bispo foram vividos na diocese de Umuarama (PR), onde foi o primeiro bispo diocesano, por quase 30 anos
Na noite do dia 28 de junho, na Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR), aconteceu a santa missa em ação de graças pelos 50 anos de ordenação episcopal de dom José Maria Maimone. A celebração foi presidida pelo próprio bispo emérito e concelebrada pelo bispo diocesano, dom João Mamede Filho, e por vários padres. Também estiveram presentes diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e grande número de fiéis.

Dom José foi ordenado padre Palotino no dia 29 de junho de 1961. Doze anos depois, na mesma data, foi ordenado bispo, em Roma, pelo Papa São Paulo VI, na Basílica de São Pedro, para ser o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Umuarama (PR). Em entrevista ao departamento de comunicação da diocese de Umuarama (PR), ele contou sobre a alegria de fazer parte dessa história. “Deus me concedeu a felicidade de permanecer numa mesma diocese durante todo esse tempo e, por quase 30 anos, como bispo diocesano. Isso é muito importante, porque se eu ficasse mudando de um lugar para outro, seria difícil construir uma Igreja viva, como fizemos aqui. Por isso, eu louvo a Deus e a todos aqueles que vieram com gratidão participar conosco desse momento”.
O atual bispo diocesano, dom João Mamede, relatou sua felicidade em estar presente na comemoração dos 50 anos de ordenação episcopal de dom José. “Eu fiz questão de abraçá-lo e dizer da enorme alegria que sinto em estar aqui nesse momento. Ver um idoso assim, alegrinho, faz percebermos que a fé é algo que atravessa a vida da gente e não é algo momentâneo. Do começo ao fim da vida, ela nos alegra e nos sustenta, porque ela faz esbarrarmos em Jesus. Que essa celebração seja mais um componente do Jubileu de Ouro da nossa diocese”, finalizou o bispo.






No fim da celebração, dom José recebeu, oficialmente, o título de Cidadão Honorário de Umuarama, pelas mãos do prefeito Hermes Pimentel e dos vereadores Ronaldo Cruz Cardoso e Cleber Nogueira. Durante a entrega, o prefeito explicou que uma das atribuições do vereador, no decorrer de seu mandato, é de dar esse título a pessoas da cidade que prestaram algum grande serviço e tiveram uma vida digna na sociedade. “Gostaria de agradecer aos vereadores Cleber, Ronaldo e aos demais por terem aprovado esse título na Câmara Municipal, ao nosso grande bispo Dom José Maria Maimone. Ele é merecedor por ter trabalhado e evangelizado nossa população durante esses 50 anos. Ele mostrou a sua dignidade de honra e sua simplicidade com o povo de Umuarama”, encerrou.

No vídeo abaixo, publicado em outubro de 2022, dom José Maria Maimone conta sobre a sua vocação:
Texto: Érica Bolonhezi – Jornalista da diocesana de Umuarama
Fotos: Milton Cinque – Pascom Catedral
por