O bispo de Petrópolis (RJ) e membro da Equipe de Animação, no Brasil, do Processo Sinodal, dom Joel Portella Amado apresenta, no vídeo abaixo, quais os são os próximos passos para a Igreja no Brasil no processo de implementação das orientações propostas pelo Sínodo sobre a Sinodalidade.

Ele fala também sobre como CNBB está acompanhando e orientando esse processo, o que já está sendo feito, de maneira prática, para que o caminho sinodal se torne realidade no cotidiano das Igrejas particulares e como as comunidades, paróquias e dioceses podem se engajar nesse processo de continuidade do Sínodo.

Etapas do Sínodo

Dom Joel destaca que o Papa Francisco pensou o Sínodo sobre a Sinodalidade em três etapas: a celebração, em 2023 e 2024; a aplicação de 2025 a 2028; Em 2028, uma Assembleia Eclesial para recolher os frutos deste processo.

“Segundo ele, a expectativa é que a Sinodalidade seja compreendida e implantada. No Brasil, não estamos começando do zero. Já existe muita coisa de escuta e participação acontecendo. Para motivar mais, a principal pista é a criação, em todos os níveis, de equipe de animação do processo sinodal”, disse dom Joel

Dom convida, no vídeo abaixo, toda a Igreja no Brasil a acompanhar o processo de recepção e vivência do Sínodo pelo site e redes sociais da CNBB.

Assista ao vídeo na íntegra:

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts