Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, acompanhado pelo secretário executivo do Regional, padre Valdecir Badzinski, realizou uma visita ao Monsenhor Moacir Goulart de Figueiredo, na Casa Provincial dos Missionários do Sagrado Coração, em Curitiba (PR).

Da esquerda: Dom Geremias e Mons. Moacir

A visita teve como objetivo parabenizar Monsenhor Moacir pela sua recente nomeação como bispo do Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbios, no Equador, oficializada pelo Papa Francisco em 23 de outubro deste ano. Natural de Salto do Lontra (PR) e padre da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) desde 1991, Monsenhor Moacir possui uma trajetória missionária com 20 anos de atuação pastoral no Equador.

Durante o encontro, Dom Geremias presenteou Monsenhor Moacir, em nome de todo o episcopado paranaense, com a cruz peitoral comemorativa pelos 60 anos de fundação do Regional Sul 2 da CNBB. O gesto simbolizou o reconhecimento e a gratidão da Igreja no Paraná pela vida missionária e dedicação pastoral de Monsenhor Moacir.

“É uma honra e uma grande alegria para nós oferecer um padre paranaense para servir como bispo em outro país. Sua generosidade e compromisso pastoral são testemunhos que fortalecem a missionariedade entre nós e inspiram toda a Igreja”, destacou Dom Geremias durante a visita.

Com 33 anos de sacerdócio, dos quais duas décadas foram vividas no Equador, Monsenhor Moacir sempre esteve envolvido em trabalhos pastorais e missionários. Sua nomeação como bispo do Vicariato de São Miguel de Sucumbíos é um reconhecimento pelo serviço prestado à Igreja equatoriana, onde desempenhou diferentes funções que impactaram profundamente as comunidades locais.

Ao se despedir de sua atuação no Brasil, Monsenhor Moacir leva consigo o legado de sua congregação e a inspiração de Nossa Senhora do Sagrado Coração, padroeira de sua missão religiosa.

Comunidade dos padres Missionários do Sagrado Coração

Mensagem do Episcopado Paranaense

No dia da notícia da nomeação, os bispos paranaenses, escreveram uma nota oficial ao Monsenhor Moacir, saudando sua nomeação e destacando a importância de sua nova missão. No texto, reafirmaram o papel de um bispo como pastor do rebanho, chamado a servir à imagem de Cristo, o Bom Pastor.

“Trata-se de uma grande e desafiadora missão, na qual nunca estará só, pois aquele que chama é fiel e permanecerá sempre contigo. Que Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do Paraná, e Nossa Senhora do Sagrado Coração o acompanhem e fortaleçam nesta caminhada”, dizia o trecho final da mensagem assinada pela presidência do Regional.

O encontro reforçou a gratidão do episcopado paranaense pela contribuição dos Missionários do Sagrado Coração na formação de padres comprometidos com a evangelização, tanto no Brasil quanto no exterior.

Com o envio de Monsenhor Moacir para o episcopado no Equador, a Igreja no Paraná reafirma seu compromisso com a missionariedade e celebra o testemunho de fé e dedicação de seus sacerdotes e religiosos.

Na ocasião, Monsenhor Moacir gravou uma entrevista, na qual conta sobre sua trajetória e fala sobre as expectativas para a nova missão no Equador.

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts