A diocese de Ponta Grossa (PR) celebrou, na tarde do último sábado, 5 de junho, a ordenação episcopal de dom Evandro Luis Braun, nomeado bispo de Campo Mourão (PR) pelo Papa Francisco no dia 9 de abril deste ano. A cerimônia foi realizada na Catedral Sant’Ana e reuniu expressiva participação de fiéis.
A celebração foi presidida pelo bispo de Ponta Grossa, dom Bruno Elizeu Versari, tendo como co-ordenantes o bispo emérito da mesma diocese, dom Sergio Arthur Braschi, e o arcebispo de Joinville (SC), dom Francisco Carlos Bach. Também concelebraram outros 25 bispos e dezenas de padres das dioceses de Ponta Grossa e Campo Mourão e outras cidades.
Em sua declaração antes da ordenação, dom Evandro expressou o sentido de entrega que marca sua nova missão na Igreja: “Estou aqui para dizer o meu sim a essa missão que Deus me confia através da sua Igreja, agora para viver como bispo, servindo ainda com maior totalidade e plenitude esta Igreja tão querida.”
Durante a homilia, dom Bruno destacou os fundamentos da escolha episcopal: “A sua escolha para o ministério episcopal é fruto de tudo o que você foi e fez em sua vida. Continue sendo uma pessoa acolhedora, amável, próxima e atenta aos que estão ao seu lado.”
A ordenação também foi marcada por manifestações de emoção entre os presentes. Genito Antônio Braun e Suely Maria Braun, pais de dom Evandro, acompanharam a cerimônia comovidos. “No dia da notícia foi uma emoção muito grande. Ninguém esperava”, afirmou Suely. Já o pai, Genito, ressaltou a dedicação do filho ao serviço pastoral: “Ele amava o povo de Ponta Grossa, tinha uma paixão, dizia ‘o povo me ajuda’.”
Dom Francisco Carlos Bach, que conheceu dom Evandro ainda no seminário, destacou o significado da ordenação: “Sem dúvida, é sempre um momento muito alegre e feliz na vida nossa, principalmente quando nós percebemos que no passado pudemos ser um professor. É um dia de festa, é um dia de alegria.”
A ordenação ocorre em um momento simbólico para a diocese de Ponta Grossa, que neste ano celebra seu centenário. Para dom Sergio Arthur Braschi, bispo emérito que acompanhou de perto a caminhada de dom Evandro, o evento representa também um sinal da Providência no percurso da Igreja local.
Ao final da celebração, fiéis da paróquia Santa Rita de Cássia, onde dom Evandro atuou como pároco nos últimos cinco anos, destacaram seu legado pastoral. “Os paroquianos da Santa Rita foram muito bons para ele, foram muito generosos. Ele amava a paróquia lá e eu acho que ele deixou um legado bom pra Santa Rita”, relatou Suely Braun.
Dom Evandro vai tomar posse na diocese de Campo Mourão no próximo dia 3 de agosto, às 15h, durante celebração na Catedral São José.
Com informações e fotos da ASCOM da Diocese de Ponta Grossa