O
terceiro dia da 61ª Assembleia Geral da CNBB iniciou com a missa na basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz. A intenção principal foi pelos bispos falecidos desde a última Assembleia, em abril de 2023.
Em seguida, os bispos se dirigiram para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde participaram de quatro sessões, duas na parte da manhã e duas na parte da tarde. Na primeira e segunda sessão, foram apresentadas as análises de conjuntura social e eclesial.
No período da tarde, a terceira sessão trouxe uma apresentação sobre o texto do tema central, que propõe a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora. Em seguida, na quarta sessão, foi apresentada a metodologia da “conversa espiritual”, proposta pelo Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade.
Em seguida, a última atividade do dia, foi a primeira rodada de conversa espiritual. Os bispos foram divididos em 45 mesas, com dez a doze bispos cada uma, para dialogar sobre o primeiro capítulo da proposta de atualização do texto. A conversa é conduzida por um facilitador, que oportuniza que todos falem, motiva a escuta e os espaços de oração.
Na entrevista abaixo, o bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), dom Edgar Xavier Ertl, comenta sobre os destaques da análise de conjuntura social e sobre a experiência da conversa espiritual.
Karina de Carvalho – Jornalista da CNBB Sul 2
por