Durante a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu em Brasília (DF) nos dias 25 a 27 de junho, foram os escolhidos os bispos que irão compor as doze Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. Do Paraná foram escolhidos Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba (PR), para compor a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude; Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão (PR), para compor a Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família; e Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba (PR), para compor a Comissão da Ação Sócio-Transformadora.

Dom Francisco Cota de Oliveira

A Comissão da Ação Sócio-Transformadora é presidida por Dom José Valdecir Santos Mendes, bispo de Brejo (MA), e composta também pelos bispos: Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira (PE), Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo prelado de Itacoatiara (AM), Dom José Reginaldo Andrietta, bispo de Jales (SP), Dom Henrique Aparecido de Lima, bispo de Dourados (MS). Sobre o convite recebido do presidente, Dom Francisco comenta: “Eu fiquei um tanto surpreso e, ao mesmo tempo, senti um certo receio antes responder ao convite. Isto por considerar que são grandes os desafios a serem enfrentados. Contudo, ao levar em conta o lema que escolhi para nortear meu Ministério Episcopal: “Vim para Servir”, entendi que devia acolher o convite, e assim o fiz. Será um trabalho em equipe, entre os cinco membros da Comissão, em que procurarei oferecer minha contribuição para que, mediante as atribuições desta Comissão, a Igreja possa, impelida pela Verdade do Evangelho e com sua Doutrina Social, colaborar para a transformação da vida de nossa sociedade”.

Dom Bruno Elizeu Versari

A Comissão Vida e Família, a qual dom Bruno Elizeu Versari vai fazer parte, é presidida por Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS), e também fará parte Dom Armando Martín Gutierrez, bispo de Bacabal (MA). Sobre o convite para compor essa Comissão, Dom Bruno disse: “No espírito de servir a Igreja é que me coloco a disposição para fazer aquilo que estiver ao meu alcance. A Igreja já vem percorrendo um caminho e atuando nesta área, basta a gente olhar para o documento do Papa: Amoris Laetitia, que fala da importância da evangelização na família, do amor na família, do amor e da fé que são cultivados em família. Por isso, eu acolhi mais esse serviço, pois sei que será muito importante compor essa equipe, ajudar e servir. Então, estarei à disposição para fazer o que estiver ao meu alcance, ajudar nessa missão desafiadora para os nossos tempos que é a Comissão para a Vida e Família”.

Que o Senhor conduza nossos pastores na condução do caminho Pastoral da Igreja no Brasil!

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts