No final da tarde dessa segunda-feira, 12 de abril, primeiro dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB, que este ano se realiza de forma on-line, o bispo de Guarapuava (PR) e secretário da CNBB Regional Sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva, fez um relato sobre como foi este primeiro dia. 

Dom Amilton

“Foi um dia muito produtivo e rico de reflexões, dentro de temas importantes na nossa realidade atual. Iniciamos o dia com as palavras do Sr. Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, que pela primeira vez se dirigiu a todos os bispos, reunidos em assembleia. Foram palavras fraternas, ternas, de acolhida e de desejo de uma verdadeira comunhão episcopal.   

Depois, Dom Walmor, o presidente da CNBB, apresentou o relatório dos anos de 2019 e 2020. Durante sua apresentação, ficou explicita a preocupação da presidência, enquanto CNBB, o que significa de todos os bispos, em se fazer presente na vida do nosso povo, dando respostas aos grandes desafios à luz da fé. Em seguida, ouve a prestação de contas da CNBB, de tudo o que tem entrado, sobretudo, as campanhas motivadas pela CNBB nesses dois últimos anos e o direcionamento desse montante para as necessidades internas do organismo e as várias realidades socias que a CNBB tem socorrido.  

Ainda no período da manhã, tivemos a primeira apresentação do tema central, realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que se trata do pilar da Palavra. Várias contribuições dos bispos enriqueceram o material preparado pela comissão, que chegará depois em nossas dioceses como material de apoio, diante de tudo que nós já temos lançado pelo magistério da Igreja sobre a Palavra. Este será um material de estudo, a Palavra de Deus como centralidade da vida cristã e da nossa missão, tendo como um ponto de referência importante, a Iniciação à Vida Cristã.  

Na parte da tarde, nós tivemos a análise de conjuntura social, que se pautou, sobretudo, neste momento pandêmico. Também a análise de conjuntura eclesial, cuja a centralidade esteve na sinodalidade. As várias contribuições se somaram à riqueza dos temas ou dos textos apresentados. Por fim, a Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família nos motivou para o ano de Amoris Laetitia, que teve abertura no dia de São José, 19 de março, e trata-se de um apelo do Papa Francisco, na celebração dos cinco anos desta encíclica, cujo resultado, traz presente os dois Sínodos sobre a família. Este apelo do Papa para que nós estudemos e nos debrucemos mais sobre o documento neste ano, é para focarmos ainda mais na família, especialmente neste momento de pandemia.  

Destaco que neste 1º dia de Assembleia Geral prevaleceu a busca de adaptação ao método on-line, que é uma novidade, pois é a primeira vez que nós temos uma Assembleia Geral nessa modalidade, bem como, a busca de não perder a comunhão entre os bispos e os temas tão pertinentes aos nossos dias”.

O relato de Dom Amilton está disponível também em áudio no site da Central Cultura de Comunicação. CLIQUE AQUI para acessar.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts