Na noite desta terça-feira, 26 de agosto, durante o Encontro Regional de Presbíteros, realizado em Ponta Grossa (PR) e que segue até a próxima sexta-feira, dia 29, a Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP-PR) lançou o documentário sobre a Formação Integral para Presbíteros (FIP).
O material audiovisual apresenta a proposta, os fundamentos e os objetivos da FIP — um encontro anual destinado a padres com 10 a 25 anos de ministério, inspirado nos pilares indicados pela exortação apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis, de São João Paulo II: vida humano-afetiva, vida espiritual, vida comunitária, vida intelectual e vida apostólica.
Para o padre Rosimar de Lima Dias, doutor em Psicologia e assessor sobre saúde mental do clero, a iniciativa é inédita no país e representa um “luxo necessário” para todos os presbíteros.
“É uma experiência inovadora, que deveria ser levada a outras realidades do Brasil. Essa possibilidade de parar e fazer uma revisão geral da vida é muito significativa. O bonito é que não se trata apenas de um encontro de formação espiritual ou intelectual, mas da integração das várias dimensões que precisam ser cuidadas: trata-se, de fato, de uma formação integral”, afirmou o sacerdote.
Realizada sempre no mês de julho, a FIP conta com 40 vagas por edição, sendo destinadas duas por diocese. As inscrições devem ser feitas junto ao coordenador da Pastoral Presbiteral de cada Igreja particular.
Assista ao documentário completo:
CLIQUE AQUI E CONFIRA COMO FOI A 6ª EDIÇÃO DA FIP (Julho/2025)